Fonte: OpenWeather

    Rock and Roll


    Fãs amazonenses relembram shows da banda Scorpions em Manaus

    As duas apresentações da banda na capital amazonense permanecem até hoje na memória dos fãs

    Show dos Scorpions reuniu fãs de todo o município
    Show dos Scorpions reuniu fãs de todo o município | Foto: Divulgação

    Manaus - Há quase 13 anos a banda alemã “Scorpions’’ aterrissava, pela primeira vez, na capital amazonense para um show no Sambódromo de Manaus. Com um público de 30 mil pessoas, o grupo levou os fãs ao delírio, com clássicos como “No One Like You” e “Rock You Like a Hurricane”.

    Um dos momentos memoráveis é do vocalista Klaus Meine cantando enrolado na bandeira do Amazonas. O show fazia parte da Turnê do álbum ‘’ Humanity — Hour I’’, que também passou por Recife e São Paulo. Foram duas horas de apresentação que fizeram os fãs amazonenses nunca mais esquecerem o mês de agosto de 2007.

    Com temas importantes, como a devastação da floresta Amazônica, o show foi repleto de mensagens simbólicas, e, em 2010, o grupo lançou o DVD Amazônia – Live in the Jungle, com partes do show gravado em Manaus. Parte das vendas do DVD foram convertidas em fundos para o Greenpeace, em prol da preservação da floresta.

    Em 2008, Scorpions pisou em terras Amazonenses novamente com a turnê da ‘’Humanity World Tour’’. Desta vez, a apresentação foi realizada na Arena Amadeu Teixeira, com o renomado guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, que reuniu 20 mil fãs.

    Banda Scorpions
    Banda Scorpions | Foto: Divulgação

    Relembrando os momentos marcantes, fãs manauaras contam sobre a experiência de presenciar o show de um dos grupos mais famosos do mundo.

    João Paulo Maquiné relembra o show de 2007 como profissional. Na época, ele era estagiário de rádio e TV e atuou como auxiliar de cinegrafista na transmissão e gravação do DVD. “Tivemos um sorteio entre os alunos para saber quem participaria desse show, e foi uma emoção sem igual’’, conta JP Maquiné, como é reconhecido o cinegrafista atualmente.

    No dia, JP teve a visão privilegiada do show. Ele ficou na frente do palco. “Foi o pacote completo, pude aproveitar bem o show e aprender sobre minha profissão. No final, ainda ganhei diretamente do guitarrista Mathias Jabs uma palheta, foi algo inexplicável”, relembra com emoção JP, que também é fã de rock.

    JP Maquiné atuou como estagiário em show do Scorpions em 2007
    JP Maquiné atuou como estagiário em show do Scorpions em 2007 | Foto: Divulgação

    Caravana

    Henrique Costa é fanático pela banda e recorda toda a emoção vivida no show no sambódromo de Manaus. Natural de Tonantins, distante cerca de 872 quilômetros da capital, ele compartilha que participou de uma caravana do município, organizada para ir à apresentação.

    “O show do Scorpions era tudo o que se falava na época e, vindo do interior, estar naquele show foi a realização de um sonho, quase não acreditei’’.

    Em meio à tanta emoção, Henrique conta sobre a presença no show. “Foi marcante quando o vocalista cantou ‘Rock You Like a Hurricane’ abraçado com a bandeira do Amazonas, fui às lágrimas. Para mim, foi o auge do show’’, relembra.

    De acordo com os fãs presentes, o show foi marcante
    De acordo com os fãs presentes, o show foi marcante | Foto: Divulgação

    Lembranças

    Fã desde criança, Eliana Muniz, na época, ficou surpresa e feliz ao saber que a banda Scorpions realizaria uma apresentação em Manaus. “É algo muito difícil de acontecer um show de artistas tão famosos mundialmente aqui no Norte’’.

    Em 2008, Eliana teve a oportunidade de presenciar a performance da banda, e compartilha que nunca viu nada igual. “O melhor show que já presenciei, o público cantando em coral foi algo de arrepiar, no final, o vocalista Klaus Meine gritou  ‘Eu amo o Brasil’, em português. Essas lembranças nunca esquecerei’’, declarou.

    Biografia

    No cenário da Alemanha pós-guerra, em 1965, o jovem Rudolf Schenker e o irmão Michael Schenker decidiram fundar sua própria banda de rock. Rudolf chamou três amigos e formaram a banda Nameless, o primeiro grupo de hard rock alemão, com Klaus Meine nos vocais, os irmãos Michael e Rudolf Schenker nas guitarras, Lothar Heimberg no baixo e Wolfgang Dziony na bateria.

    Scorpions é um dos grupos mais influentes no rock
    Scorpions é um dos grupos mais influentes no rock | Foto: Divulgação

    Um ano após a formação, a banda adotou o nome “The Scorpions’’ até o final de 1969, quando passou a se chamar apenas Scorpions, com o nome inglês, o grupo achava que ajudaria a serem reconhecidos internacionalmente.

    Inicialmente, o grupo realizava performances covers e só em 1967 começaram a apresentar canções originais, com letras totalmente em inglês. Assim como o nome, era uma forma de facilitar o reconhecimento internacional.

    A formação original durou até o início dos anos 70, quando o grupo se lançava profissionalmente gravando o primeiro disco, ‘’Lonesome Crow’’. A partir daí, Scorpions levantou voo no cenário internacional, e vários integrantes diferentes fizeram parte da banda.

    Ostentando uma carreira bem-sucedida de 50 anos, Scorpions lançaram diversos álbuns e DVDs, vendendo cerca de 160 milhões de cópias em todo o mundo. Receberam prêmios em nível mundial, os tornando o grupo mais bem-sucedido de hard rock da Alemanha.

    Scorpions é um dos grupos mais influentes no rock, bandas como Bon Jovi, Kiss, Metallica, Iron Maiden e Dio já reconheceram inspiração no grupo.