Vídeo: Amazonpedia


Vídeo: Praia da Ponta Negra em Manaus, turismo às margens do rio Negro

Complexo de lazer da Ponta Negra reúne praia, culinária regional e prática esportiva às margens do rio Negro, em Manaus. Veja o vídeo:

| Autor:

Praia da Ponta Negra em Manaus
Praia da Ponta Negra em Manaus | Foto: Arquivo EM TEMPO

Manaus - Originalmente habitada pela tribo dos Manaós, a Ponta Negra oferece hoje uma infraestrutura turística que atrai pessoas de todas as idades e lugares. As reformas das duas etapas do complexo de lazer, em 2011 e 2013, credenciaram-na como um dos principais pontos turísticos de Manaus.

A primeira intervenção urbana da praia da Ponta Negra começou do final dos anos 1980 e início da década de 1990, ao modernizar aproximadamente dois quilômetros da orla do rio Negro. O espaço ganhou quadras para prática esportiva, quiosques e bares, mas acabou deteriorando-se com o passar do tempo.

A região recuperou o brilho com as obras de revitalização das duas etapas do complexo. Além da recuperação do anfiteatro, pista de skate e das quadras poliesportivas, o local ganhou também 5 km de calçadão com pedras portuguesas, praça com chafariz, quiosques de culinária regional e três novos mirantes com vista para o Rio Negro.

Praia da Ponta Negra em Manaus
Praia da Ponta Negra em Manaus | Foto: Arquivo EM TEMPO

Administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), o Complexo teve a praia perene como o maior desafio do processo de revitalização, projetado pelos arquitetos Roberto Moita e Cláudio Nina.

Até o projeto de revitalização, só era possível aproveitar a orla da praia durante a seca do rio. Após a inserção de aproximadamente um milhão de metros cúbicos de areia, no entanto, os visitantes podem usufruir da praia durante todo o ano todo, com supervisão do Corpo de Bombeiros até as 17h.

O complexo reúne também um grande público para aproveitar o espaço destinado ao projeto "Faixa Liberada".  Às quartas-feiras, 1,3 km da avenida Coronel Teixeira são interditados, no sentido bairro-Centro, para práticas esportivas das 17h às 22h. Aos domingos, das 6h às 12h, são 2,5 km de pista liberada para correr, patinar ou pedalar.

Praia da Ponta Negra em Manaus
Praia da Ponta Negra em Manaus | Foto: Arquivo EM TEMPO

Saiba mais sobre o complexo de lazer da Ponta Negra com o vídeo do Amazonpedia:

| Autor:
 

Veja mais vídeos da Amazônia e Manaus no Amazonpedia, do Portal EM TEMPO:

Clique aqui.