Fonte: OpenWeather

    Turismo e cultura


    Museu da Cidade de Manaus é reaberto para visitas presenciais

    Além da visitas presenciais, o Museu da Cidade e outros espaços culturais ganham o aplicativo "Descubra Manaus", onde será possível ter acesso a informações e dados extras sobre a atração

    Os passeios devem ser agendados previamente
    Os passeios devem ser agendados previamente | Foto: Ana Gadelha

    Manaus – O Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico da capital, reabriu para visitações nesta segunda-feira (21), seguindo protocolos de segurança e agendamento prévio.

    Na reabertura, o prefeito Arthur Virgílio Neto também divulgou a plataforma “Descubra Manaus”, que será lançada na sexta-feira (25) de Natal.

    ''O Museu está aqui, como uma alavanca importante para o turismo da nossa cidade. Estamos muito felizes com o resultado que temos aqui, e estamos num caminho promissor para Manaus'', parabenizou o prefeito.

    Fechado desde março como medida de prevenção à covid-19, o Museu da Cidade funcionará de segunda a sexta, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Os agendamentos devem ser realizados através do e-mail [email protected]

    Para agendar uma visita, basta informar no e-mail o nome completo, documento de identificação oficial (RG, CPF ou passaporte), telefone para contato, data e horário desejados e a quantidade de pessoas do grupo que fará a visita.

    A confirmação do pedido será feita por e-mail pela equipe do museu, em até 24 horas úteis. Os passeios guiados terão duração de até uma hora, sempre nos horários de 9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 14h.

    Protocolos

    Todo o espaço irá seguir protocolos especiais de segurança
    Todo o espaço irá seguir protocolos especiais de segurança | Foto: Ana Gadelha

    Durante a visita, entre os protocolos adotados estão a obrigatoriedade do uso de máscara da maneira correta e o distanciamento social entre os visitantes. Além disso, totens de álcool em gel também estarão estrategicamente posicionados em pontos do museu para uso dos visitantes.

    A fim de garantir a segurança do público, os equipamentos de interação tecnológica de algumas salas estarão desligados para uso. Guarda-volumes e bebedouros também estarão desativados. Além disso, a visita agora será guiada, seguindo uma determinada rota pelo espaço.

    As visitas serão limitadas a 10 pessoas por horário e com entradas espaçadas, de acordo com o diretor da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

    “Desativamos as configurações touch screen, os nossos colaboradores terão todos os equipamentos de segurança necessários, e seguimos os protocolos estritamente’’, afirmou de Paula.

    Museu da Cidade

    Localizado no coração do centro histórico, o Museu da Cidade de Manaus foi entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto à população em outubro de 2018, sem custos para a gestão, uma vez que a obra foi realizada por meio da Lei Rouanet. No primeiro ano de atividades, mais de 74 mil pessoas visitaram o local.

    “Depois de muitos anos, o prefeito Arthur presenteou a cidade de Manaus com esse museu, agora, o que nos cabe, é cuidar desse patrimônio, que não é somente do município, mas que também é nosso, como cidadãos”, contou o diretor da Manauscult.

    O museu conta com a exposição tecnológica permanente “A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura”, com curadoria assinada pelo produtor e diretor artístico Marcello Dantas. Em oito salas, a história da cidade e a identidade do povo manauara são exploradas e contadas por meio de textos, sons e imagens.

    O Museu da Cidade está situado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, Centro, em frente à Praça Dom Pedro II.

    Centro Cultural Óscar Ramos

    Além do Museu da Cidade, o Centro Cultural Óscar Ramos também reabre as portas a partir desta segunda. O local funcionará de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 13h às 15h, com entrada gratuita.

    Por conta do fluxo menor de visitantes, o agendamento não será obrigatório, mas será permitida a permanência de apenas cinco visitantes simultaneamente no local. Os protocolos como uso de máscara e distanciamento social também deverão ser respeitados pelo público.

    O Centro Cultural Óscar Ramos está situado nas casas 69 e 77, na rua Bernardo Ramos, Centro. O espaço abriga o acervo do artista visual amazonense Óscar Ramos, morto em 2019, e considerado um dos principais nomes da arte e cultura contemporânea no país.

    “Descubra Manaus”

    Na ocasião, o prefeito Arthur Virgílio Neto, em parceria com o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, também fará o lançamento da plataforma “Descubra Manaus”. Trata-se da primeira plataforma brasileira de soluções turísticas para smart cities, dando uma nova perspectiva para o turismo, tanto para visitantes quanto para os gestores do segmento. 

    A nova tecnologia irá ajudar a população manauara a ter seus eventos e produtos divulgados em uma escala maior para os turistas que vêm em busca dos eventos locais, shows, roteiros turísticos e da culinária local.

    O projeto foi criado a partir de uma necessidade identificada pela Prefeitura de Manaus. Mostrar mais aos turistas que estão interessados em conhecer os empreendimentos locais, pesca, passeios e os principais aspectos culturais e históricos da metrópole.

    A construção do aplicativo envolveu uma equipe de 12 desenvolvedores multidisciplinares do Sidia, que trabalham de forma colaborativa com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e assim, puderam entender a fundo as reais necessidades daqueles que vem em busca de entretenimento e conhecimento cultural das riquezas locais.

     O "Descubra Manaus” é um canal informativo, no qual as pessoas podem traçar um roteiro personalizado de acordo com o perfil, propósito e tempo de viagem. O usuário pode baixar o mapa da cidade em realidade aumentada e virtual com mais de 30 pontos turísticos. Além disso, o aplicativo apresenta o calendário das principais atrações da cidade, shows, teatros eventos, recomendação de restaurantes e muito mais.

    Ao chegar a um dos pontos escolhidos, o usuário deverá escanear o QR Code no início do passeio, e a partir disso terá acesso a informações e dados extras sobre a atração, com conteúdo criados por quem vive na cidade. Ao final do passeio, o usuário recebe um dos 12 selos feitos exclusivamente para a plataforma.

    O "Descubra Manaus" estará disponível a partir do próximo trimestre e poderá ser adquirido por meio do download gratuito para os sistemas Android e iOS.

    Leia mais:

    'A Caixa Mágica do Natal' promove inclusão social no Teatro Amazonas

    Trajetória de artista entre Maués e Manaus inspira espetáculo de dança

    Manaus recebe exposição fotográfica ‘Panas’, com projeção em viaduto