Fonte: OpenWeather

    Debate


    Evento 'As Amazonas' traz conversas sobre feminismo na Amazônia

    Encontro virtual será realizado pelo Coletivo Florescer e IAJA - Instituto de Articulação de Juventude da Amazonia, nos dias 26 e 27, com inscrições gratuitas

     

    | Foto: Divulgação

    Criar e fortalecer pontes entre mulheres amazônidas em tempos de pandemia. Esse é um dos principais objetivos do primeiro "Encontro Virtual de Mulheres - As Amazonas", que será realizado nos próximos dias 26 e 27 de março, com a participação de lideranças feministas nacionais como Gleise Hoffmann deputada federal e presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), Anne Moura Secretária nacional de mulheres do PT, Márcia Tiburi e Marilane Teixeira.

    Promovido pelo Coletivo Florescer e IAJA - Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia, evento terá mesas-redondas virtuais com temas como "Pandemia na Vida das Mulheres" e "Luta dos Movimentos de Mulheres na Amazônia". Além dessas, o evento terá ainda uma conferência-magna conduzida por Márcia Tiburi, com o tema "Para todos, todas e todes: por um feminismo anti-sistêmico e de soberania popular".

    Segundo a amazonense Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT e uma das organizadoras do evento, "As Amazonas" vem abrir um espaço para conversas sobre feminismo com a aproximação de diferentes realidades. "Nesse mês da mulher, decidimos organizar este encontro para dar voz e compartilhar a luta das mulheres no Amazonas. Nós somos a maioria em tantas áreas, mas seguimos passando por enormes desafios, como a violência que vimos aumentar tanto nessa pandemia", afirmou.

    Para a secretária, o evento é uma oportunidade de fortalecimento de uma rede de "mulheres guerreiras" no dia a dia: "Com todos os desafios de hoje, não tem outra palavra para nos definir do que essa. Cada mulher é de fato uma amazona", conclui.

    Sobre o evento 

    "As Amazonas" propõe um espaço para conversas feministas no formato virtual, reforçando a "guerreira que vive em cada mulher amazônida". O formato permitirá também a participação de mulheres de outros estados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://is.gd/asamazonas .

    Uma transmissão simultânea nas redes:

    - Fanpage:@asamazonasam - https://www.facebook.com/asamazonasam e Instagram

    @asamazonasam - https://www.instagram.com/asamazonasam/?hl=pt-br

    - Facebook: Florescer Amazônia - https://www.facebook.com/florescer.amazonia e

    Instagram @casafloresceram - https://www.instagram.com/casafloresceram/?hl=pt-br

    - Facebook Anne Moura - https://www.facebook.com/anne.karolyne13

    e Instagram @annemouraam - https://www.instagram.com/annemouraam/?hl=pt-br

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Otoni Mesquita é o mais novo membro de galeria de arte de Manaus

    Residência artística 'coleta' sonhos noturnos

    Torrinho lança clipe de 'Porto de Lenha' gravado com grupo carioca