Fonte: OpenWeather

    Grupo Jurubebas de Teatro


    Espetáculo ‘Quarto Azul’ ganha adaptação virtual; confira

    Obra, que traz uma nova trama e novos personagens, será transmitida de 19 a 24 de junho no Youtube

     

    | Foto: Larissa Martins

    Manaus - O tradicional espetáculo “Quarto Azul”, do Grupo Jurubebas de Teatro, assume uma “nova nuance” de sua cor a partir deste mês. A produção, que estreou em 2017, se prepara para embarcar em uma nova temporada, com novos personagens e uma nova trama.

      A montagem percorrerá pontos como a sede do Grupo Jurubebas, Casa de Artes Trilhares, Interarte Produções Artísticas, Espaço Cultural Uatê, Buia Teatro e Centro Cultural Sidney Cerdeira, mas não possui caráter presencial: a obra será transmitida diretamente destas localidades no período de 19 a 24 de junho, sempre às 19h (1ª sessão) e 21h (2ª sessão), no canal da cia. no Youtube, cumprindo todos os protocolos de segurança em saúde contra o novo coronavírus.  

    O projeto, contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais, com apoio da Prefeitura Municipal de Manaus através da Manauscult, conta a história de um casal no começo de um relacionamento.

    O primeiro encontro, o primeiro beijo e a primeira discussão são apresentados de forma cômica e romântica, de acordo com o diretor do espetáculo, Felipe Maya Jatobá, que também interpreta o artista Luís Felipe na obra. Já o estudante universitário Antonio Jorge é vivido pelo ator Jorge Ribeiro.

    “Antonio Jorge é o novo par dessa relação. É uma pessoa de iniciativa e atitude, mas que também se faz muitas perguntas e está sempre num dilema entre a razão e a emoção. Luís Felipe é o personagem que se entrega aos clichês, mas encontra segurança em si a partir da intensidade das cores do seu sentimento. O novo ‘Quarto Azul’ é uma montanha russa de sensações, onde essa intimidade é revelada a partir do olhar do espectador. A transmissão ocorrerá em formato de plano-sequência, apresentando cada detalhe de um gesto afetivo e uma incursão mais aproximada”, declara Felipe, sobre o novo projeto.

     

    | Foto: Larissa Martins

    Elementos

    A trilha original do espetáculo é assinada pelo cantor e compositor Yago Reis, inspirada nas histórias compartilhadas em processo. A cenografia e figurinos são assinados por Felipe Jatobá e Raiana Prestes, respectivamente. Partindo da ideia de que o amor é uma grande festa, o quarto é também um local de comemoração, dialoga o diretor.

    “A gente costuma dizer que agora o ‘quarto’ é de um ‘azul’ meio esverdeado. A entrada do Jorge Ribeiro e suas referências interioranas nos aproximaram de um espetáculo cada vez mais íntimo, cada vez mais dentro deste cômodo criado em processo, mesmo que a virtualidade nos distancie do afeto do público presencial”, alega Felipe.

    É a primeira vez que o espetáculo “Quarto Azul” será apresentado exclusivamente em formato virtual. “O que nos provoca de forma significativa, uma vez que há quatro anos a peça se apresenta de forma intimista. O processo se intensificou com o desafio de trazer essa proximidade para a tela do smartphone ou computador, sem parecer cinema, mas sem se distanciar do teatro”, conclui Jatobá.

    Honrarias

    “Quarto Azul” foi indicado ao Prêmio Urgência Discursiva no 4° Festival de Teatro de Guaranésia, em Minas Gerais, pelo seu discurso poético e de inclusão, além de ser receber outras duas indicações e um prêmio de “Melhor Ator” em festivais de Brasília e Barroso. Recentemente, o Grupo Jurubebas ganhou a Menção Honrosa "Resistência Cultural Pandêmica", no Festival Curte de Teatro de Vinhedo, pela pesquisa em virtualidade desenvolvida na pandemia.

    Leia mais:

    Documentário mostra bastidores do Festival de Parintins

    'O Cavaleiro da Armadura de Sol' chega ao interior do Amazonas

    Projeto 'Home Arte' divulga últimas histórias de teatro musical