Fonte: OpenWeather

    PARINTINS


    Caprichoso e Garantido fazem live direto do Bumbódromo de Parintins

    Evento tem apoio do Governo do Amazonas, como parte de ações para auxiliar artistas e o setor cultural do município

     

    | Foto: Michael Dantas/SEC

    Parintins - Pelo segundo ano consecutivo, no último sábado de junho, Caprichoso e Garantido levarão para o Bumbódromo uma apresentação mais intimista para manter a tradição do Festival Folclórico de Parintins, adiado novamente em 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Sem a presença de público, os bumbás entrarão na arena no dia 26, a partir das 20h30, para a live que será transmitida pelo canal 4 da TV aberta.

    Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e da Coca-Cola Brasil, que tem contribuído com os eventos culturais do Estado, a ação tem o objetivo de gerar renda para trabalhadores envolvidos no evento, principal propulsor econômico da cidade.

     

    | Foto: Michael Dantas/SEC

      A Secretaria de Cultura tem desenvolvido ações para que as famílias parintinenses que dependem do Festival não fiquem desassistidas. As ações na área cultural complementam outros investimentos do Governo do Amazonas, como o Auxílio Estadual, no valor de R$ 600 em três parcelas; o Auxílio Enchente, de R$ 300; e o crédito emergencial a empreendedores afetados pela pandemia e cheia dos rios.  

    Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, com a apresentação dos bumbás, mais de 700 famílias serão alcançadas financeiramente, uma vez que a atividade contempla uma série de trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e economia criativa, além de movimentar a economia local. 

    "

    A Secretaria segue em conversa com representantes das manifestações culturais que tiveram as atividades suspensas para ajudá-los em diferentes frentes, dentro das possibilidades e da forma como é permitido no momento de pandemia. Começamos a executar essa proposta a partir de Parintins, seguindo o modelo do ano passado, quando foi realizada uma live no fim de semana que seria o festival "

    Marcos Apolo Muniz, secretário de cultura

     

    O apoio aos artistas contemplará também a realização de oficinas culturais, em parceria com as agremiações Caprichoso e Garantido. “Os festivais são importantes para o interior do Amazonas, para economia desses lugares, para que possam se manter ao longo do ano, sem contar com a questão sentimental voltada para esses eventos”, destaca Marcos Apolo. 


     

    | Foto: Michael Dantas/SEC

    Segurança sanitária 

    Por determinação do governador Wilson Lima, serão adotadas todas as medidas para garantir a segurança sanitária do evento. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) fará a testagem para Covid-19 em artistas e corpo técnico que estarão no Centro Cultural de Parintins, o "Bumbódromo", realizando ainda o monitoramento de casos positivos.

      O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Parintins também montarão uma estrutura para evitar aglomeração no entorno do Bumbódromo. Na arena, cada boi terá duas horas de apresentação e o mínimo de pessoas envolvidas. A ordem será Caprichoso e Garantido, definida por meio de um sorteio realizado no dia 7 de junho, no Bumbódromo, com a presença dos presidentes dos bumbás.  

    Marcos Apolo reforça que a ação, além de seguir os protocolos de segurança, também terá o acompanhamento de órgãos fiscalizadores, para que sejam cumpridas as regras de prevenção ao novo coronavírus. 

    “A realização da live, na data e local tradicionais do evento, vem para manter a essência do Festival Folclórico de Parintins, que teve a 55ª edição em 2019, mas sempre com a preocupação com o principal, a vida”, comenta o titular da Cultura e Economia Criativa. “É importante entender que a pandemia não passou e os cuidados devem ser mantidos, então a melhor opção é acompanhar de casa”.    

     

    | Foto: Michael Dantas/SEC

    Esquenta on-line

    Para entrar no clima, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresenta, nas redes sociais (@culturadoam), o quadro “Minha História de Boi Bumbá”, com participação de jornalistas, torcedores, dançarinos e representantes de Caprichoso e Garantido, sobre os bastidores do festival.

    Entre os convidados estão Chris Reis, Keynes Breves, Beto Vital, Rivaldo Pereira e Franco Lira. Os vídeos, de até cinco minutos, são exibidos aos sábados, no Instagram.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Festival de Parintins é cancelado pelo segundo ano devido à pandemia

    Documentário mostra bastidores do Festival de Parintins

    ‘Boi-Bumbá de Parintins’ é tema da live do Sesc de Ribeirão Preto