Fonte: OpenWeather

    Folclore amazonense


    Festival de Parintins 2021: Bumbás se apresentam em live

    Por conta da pandemia, Festival não pode acontecer presencialmente como nos anos anteriores

     

    Apresentação ocorreu no mesmo dia em que mutirão de vacinação imunizou mais de 5 mil pessoas em Parintins
    Apresentação ocorreu no mesmo dia em que mutirão de vacinação imunizou mais de 5 mil pessoas em Parintins | Foto: Divulgação/Secom

    Parintins -  Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Parintins não pôde ocorrer devido à pandemia. Porém, na intenção de celebrar a festa tradicional parintinense, foi organizada uma grande apresentação dos bois, sem presença de público na arena.

      O momento contou com uma transmissão pela televisão e pela internet, diretamente do Bumbódromo de Parintins no sábado (26). No mesmo dia, o mutirão 'Vacina Amazonas' imunizou mais de 5 mil pessoas no município.  

    Antes das apresentações, os participantes realizaram testes para a Covid-19 e aderiram ao uso de máscara, respeitando o distanciamento social, além da aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel. 

      O momento contou com uma transmissão pela televisão e pela internet, diretamente do Bumbódromo de Parintins no sábado (26). No mesmo dia, o mutirão 'Vacina Amazonas' imunizou mais de 5 mil pessoas no município.  

    “A cidade vai recebendo esse apoio nesse momento tão difícil, em que as restrições nos impedem de movimentar a economia da cultura como habitualmente se faz nesse período do ano”, concluiu o secretário.

     

    O bumbá apresentou 15 módulos alegóricos, duas tribos, dois tuxauas, lamparineiros, batucada, vaqueirada e bailado corrido
    O bumbá apresentou 15 módulos alegóricos, duas tribos, dois tuxauas, lamparineiros, batucada, vaqueirada e bailado corrido | Foto: Divulgação/Secom

    A segurança em Parintins foi reforçada com efetivo de 140 militares desde a última segunda-feira (21), principalmente no entorno do Bumbódromo.

    “Usamos cooperações também aqui no Bumbódromo e na cidade de Parintins como um todo. Fizemos um acordo para informar à população que não viesse para a live e nem para o ensaio, porque o decreto ainda está em vigor e a pandemia não acabou”, observou o comandante do Policiamento do Interior da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), tenente-coronel Carliomar Brandão.

    Sobre a apresentação

      O Caprichoso, primeiro boi a se apresentar neste sábado, levou para a arena “Cultura que Resiste”, afirmando que, em tempos de pandemia, quando os palcos esvaziaram, bailarinos ficaram sem dança e músicos ficaram sem som, o povo Caprichoso resistiu.  

     

    Antes das apresentações, os participantes realizaram testes para a Covid-19
    Antes das apresentações, os participantes realizaram testes para a Covid-19 | Foto: Divulgação/Secom

      O Garantido apresentou a temática “Eu amo Parintins”, apostando em uma live compacta, voltada à identidade da Baixa do São José e ao princípio universal da solidariedade. O objetivo do Boi do Povão foi promover um espetáculo folclórico e emocionante. O bumbá apresentou 15 módulos alegóricos, duas tribos, dois tuxauas, lamparineiros, batucada, vaqueirada e bailado corrido.

    Leia mais:

    Artistas do Garantido e Caprichoso recebem cestas básicas do Governo

    Em Parintins, mais de 5 mil pessoas são vacinadas em mutirão

    Wilson Lima afirma que 'Amazonas tem pressa para vacinar'