Fonte: OpenWeather

    Lançamento


    Renan Freitas lança o livro "Amazônia: apontamentos de História Oral"

    Segundo Tatiana Pedrosa, a ideia do livro se deu um pouco antes da Pandemia e foi concluído na pandemia

     

    De acordo com a organizadora do livro Tatiana Pedrosa, o livro nasce do desejo de apresentar artigos inéditos sobre trabalhos de História Oral na Amazônia
    De acordo com a organizadora do livro Tatiana Pedrosa, o livro nasce do desejo de apresentar artigos inéditos sobre trabalhos de História Oral na Amazônia | Foto: Divulgação


    Manaus (AM) - A pandemia não impediu a criação e produção de escritores amazonenses. O escritor Renan Freitas Pinto lança o novo livro intitulado "Amazônia: apontamentos de História Oral"

    Para marcar o lançamento, a Editora Valer realiza neste sábado (17), às 10h, uma nas redes sociais para apresentar a obra.  O lançamento contará com a presença de convidados ilustres em um bate-papo com a coordenadora do PPGICH/UEA Lúcia Marina Puga e Neiza Teixeira filósofa e coordenadora editorial da Editora Valer. 

      De acordo com a organizadora do livro Tatiana Pedrosa, o livro nasce do desejo de apresentar artigos inéditos sobre trabalhos de História Oral na Amazônia, dentro de um viés interdisciplinar e que permita dialogar com o passado e presente na região amazônica e com conceitos que nos propiciariam um olhar diferenciado para o futuro.  

    Segundo Tatiana Pedrosa, a ideia do livro se deu um pouco antes e foi concluído na pandemia. 

    "

    Acredito que é uma vitória lançarmos um livro cujo registro equivale a um documento feito com sucesso sobre a História Oral na Amazônia "

    Tatiana Pedrosa, organizadora do livro

     
    "

    Acredito que é uma vitória lançarmos um livro cujo registro equivale a um documento feito com sucesso sobre a História Oral na Amazônia "

    Tatiana Pedrosa, organizadora do livro

     

    Professor Renan possui grande importância para a literatura da Amazônia. Ele conseguiu lançar importantes obras regionalistas, de cunho acadêmico-cientifico, chamando atenção para objetos e sujeitos importantes para a região: Terra, gente, cultura, língua. Tudo dentro de uma crítica social contundente e que foram extremamente importantes para a pesquisa na região. 


     

    Renan Freitas Pinto é autor da obra
    Renan Freitas Pinto é autor da obra | Foto: divulgação

    Na obra, é possível encontrar autores originários de vários Estados, com profundos conhecimentos sobre o universo amazônico. Esses pensadores abordam temas, lugares e pessoas em contextos culturais e sociais. Além dessa contribuição, registramos o dialogo transdisciplinar, essencial para o conhecimento e para formularmos estratégias que possam beneficiar a todos os habitantes da Amazônia.

    Sobre o autor

    Professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); pesquisador visitante nacional Sênior da Capes no PPGICH/UEA. Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP). Autor de A sociologia de Florestan Fernandes e A viagem das ideias. Organizador com Élide Rugái Bastos dos três volumes de Vozes da Amazônia. Organizador com Edna Castro de Decolonialidade & Sociologia na América Latina

    *Com informações da assessoria 

    Leia Mais:

    Aldir Blanc movimenta a cultura no Amazonas

    Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista reabre em Manaus