Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Museu Judiciário deve ser instalado no Palácio da Justiça em Manaus

    O Palácio deve receber, neste semestre, uma sessão solene do Pleno do Tribunal, como parte das comemorações do 130 anos de instalação do Poder Judiciário do Amazonas, completados neste mês de julho.

     

    visita técnica ao Centro Cultural Palácio da Justiça
    visita técnica ao Centro Cultural Palácio da Justiça | Foto: Chico Batata

    Manaus (AM) - Representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Sec) realizaram na manhã desta quarta-feira (14) uma visita técnica ao Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado no Centro de Manaus, para discutir detalhes da instalação do Museu do Judiciário no espaço.

    "A visita teve o propósito do Poder Judiciário se integrar ao espaço onde, em breve, será instalado aqui no Palácio da Justiça, o Museu do Judiciário do Amazonas. Além disso, teve a intenção de alinharmos com o cerimonial da Secretaria de Estado da Cultura uma sessão solene do Tribunal Pleno como parte das comemorações dos 130 anos do Poder Judiciário do Amazonas",  informou Chrystiano Lima e Silva, secretário-geral de Administração do TJAM.
     
    visita técnica ao Centro Cultural Palácio da Justiça
    visita técnica ao Centro Cultural Palácio da Justiça | Foto: Chico Batata
     

    Mantendo a História 

    Segundo o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz, "a visita técnica teve o objetivo de mostrar, in loco, de que forma se está mantendo a história do Tribunal, a parte do mobiliário, a conservação do prédio em sí e alguns elementos importantes para o relato desses fatos. E a partir do que foi visualizado, vamos aguardar essa apresentação do que mais pode ser acrescido a esse acervo, para dialogarmos tecnicamente de como expôr esse material para a população".

    Acervo

    Para o gerente-geral do Arquivo do Tribunal de Justiça do Amazonas e secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TJAM , Pedro Souza Neto, a institucionalização do Museu do Judiciário vai tornar possível publicizar os grandes casos da Justiça amazonense, por exemplo.

    O Museu terá exposições com processos históricos, objetos do Tribunal e material de vídeo de divulgação como o Projeto Memória, que foi recentemente lançado, para que se possa trabalhar a questão do audiovisual e o meio físico para os futuros visitantes.

    Participaram da visita o secretário-geral de Administração do TJAM, Chrystiano Lima e Silva; o gerente-geral do Arquivo do TJAM e secretário da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TJAM (CPAD), Pedro Souza Neto; e o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), Marcos Apolo Muniz.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais:

    Confira os destaques dos museus do Palacete Provincial, em Manaus

    Conheça alguns dos museus mais importantes de Manaus

    Palacete Provincial volta às atividades com a exposição sobre o rádio