Fonte: OpenWeather

    Escritos na quarentena


    Professor amazonense lança livro sobre ensino na pandemia

    O livro destaca o protagonismo dos professores durante a emergência social, apesar das desigualdades tecnológicas e dificuldades metodológicas

     

    O lançamento contará com a presença de convidados ilustres em um bate-papo
    O lançamento contará com a presença de convidados ilustres em um bate-papo | Foto: Divulgação

    Manaus (AM) - Uma obra que traz reflexões sobre o impacto causado pela pandemia da Covid-19 no campo da educação e tecnologia terá sua primeira edição publicada pela editora Valer, neste sábado (31).Intitulado ‘Escritos na quarentena: reflexões sobre educação e tecnologia ’ do professor José Augusto de Melo Neto.

    O lançamento contará com a presença de convidados ilustres em um bate-papo com a Prof. Dr Luci Ferraz de Mello – Pós doutoranda e pesquisadora PUC-SP, Prof. Dr Claudenilson Batista – Doutor em Educação UFAM SEMED, com mediação de Neiza Teixeira, filósofa e coordenadora editorial da Editora Valer. A partir das 10h no facebook da editora.

    "Escritos na quarentena: reflexões sobre educação e tecnologia" trata-se de um livro que reúne dez artigos sobre educação e tecnologia, escritos durante os primeiros dez meses da pandemia da Covid-19. São reflexões realizadas sob o impacto da paralisação dos sistemas educacionais.

    “O livro é organizado cronologicamente, de forma concatenada e apresenta uma leitura do cenário educacional no decurso da crise de saúde pública, iniciada em 2020 e que ainda não acabou”.

    A ideia partiu da produção de apenas um artigo de opinião com reflexões sobre a crise causada na sociedade pela Covid-19, considerando as consequências nos sistemas de ensino e a relação com as crises pré-existentes. Considerei ser importante destacar vários cenários para encontrar as possíveis alternativas educacionais. Depois fui escrevendo os demais artigos e quando percebi tinha uma coletânea elaborada durante a pandemia. Resolvi então compartilhar na forma de um livro. Explicou José Augusto.

    Ainda segundo o autor, o livro destaca o protagonismo dos professores durante a emergência social, apesar das desigualdades tecnológicas e dificuldades metodológicas. De uma forma geral, as respostas dos sistemas de ensino ao redor do mundo enfrentam novos desafios e a educação pode ter um indicativo de mudança após a pandemia.

    A publicação também aborda o ensino remoto como alternativa estratégica e complementar ao ensino presencial, valorizando a aprendizagem híbrida para a melhoria no processo educacional pós-crise. Ressaltou José Augusto.

    A live será transmitida pela página oficial no facebook da editora Valer.

    O professor Claudenilson Batista explica que o livro ‘Escritos na quarentena: reflexões sobre educação e tecnologia’, é uma obra interessante que desvela a educação remota na contextura da pandemia fazendo uso das tecnologias disponíveis, que abarca essa forma de ensino em todas as suas dimensões. Teoricamente o Dr. José Augusto trás autores contemporâneos e importantes como Boaventura de Sousa Santos e Pierre Lévy.

    “Esta obra tem grande relevância em vista dos dados nacionais, internacionais e locais sobre a educação remota nesse contexto pandêmico, nos convidando a refletir acerca do momento em que estamos vivenciando”.

    O Dr. José Augusto de Melo Neto por ter vindo da academia a sua produção vem preencher um gap na literatura brasileira, mormente local, considerando que nós temos certa carência deste tipo de publicação e desse tipo de literatura. Ressaltou Claudenilson Batista

    Possui Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008) e Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013 - 2015). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD/FACED/UFAM, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Especial; Formação de Educadores.

    Sobre o autor

    O Prof. José Augusto de Melo Neto é Doutor em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com especialização em gestão de projetos e tecnologia educacional. Atualmente é Diretor-Presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).

    Sobre o livro

    Esta coletânea traz reflexões sobre o impacto causado pela pandemia da Covid-19 no campo da educação. Os artigos reunidos correspondem às preocupações do autor, que conhece o sistema educacional brasileiro, e inicia, entre nós, uma discussão fundamentada na experiência como professor e gestor, e com conhecimento das tecnologias. O livro é constituído por artigos sobre educação e tecnologia, necessários para pensarmos o presente, no qual vivemos a pandemia, e para tomarmos decisões no futuro, tanto no Estado do Amazonas como nos demais lugares onde exista uma escola.

    Serviço: Live de lançamento do livro ‘Escritos na quarentena: reflexões sobre educação e tecnologia’.

    Data: 31/07/2021

    Horário: 10h (horário de Manaus)

    Local: Facebook Editora Valer (facebook.com/editoravaler).

    *Com informações da assessoria