Fonte: OpenWeather

    CULTURA AMAZÔNICA


    Dupla de jovens artistas lança obra ilustrada sobre lenda amazônica

    O escritor Jan Santos e o ilustrador Yan Bentes lançam “O livro do rio: Iguaraguá”, livro infantojuvenil que, por meio da fantasia e do folclore, busca conscientizar sobre a preservação do peixe-boi e seu papel no ecossistema amazônico.

    | Foto: divulgação

    Manaus (AM) - Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o autor Jan Santos, 27 anos, junta-se ao ilustrador paraense Yan Bentes, 25 anos, para lançar, no dia 28 de agosto de 2021, às 16h, a obra ilustrada “O Livro do Rio: Iguaraguá”, no Palácio da Justiça, Centro de Manaus. O livro  já pode ser reservado a preços promocionais e acompanhado de brindes exclusivos.

      A obra conta a lenda original sobre a criação do mundo pelas mãos de Iguaraguá, uma divindade em forma de peixe-boi, e como os seres humanos ameaçam sua espécie desde então. A publicação foi vencedora do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Manauscult.  

    “O livro, acima de tudo, é uma fábula ecológica, e não escolhe público, é um trabalho que pode ser apreciado por todas as idades”, afirma Jan Santos, autor da obra.

    Além de instigar a imaginação do leitor, a obra também tem como proposta abrir os olhos para a necessidade de preservação do meio ambiente.

    "

    Eu e Yan somos apaixonados por esses animais, e nosso objetivo foi contar uma história que fizesse com que as pessoas sentissem o mesmo. São um patrimônio, e devem contar com nosso comprometimento para protegê-los. Acreditamos que histórias assim podem ajudar. "

    Jan Santos, autor da obra

     

     

    O livro foi vencedor do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Manauscult.
    O livro foi vencedor do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Manauscult. | Foto: Divulgação

    Estreando no mundo da literatura, o ilustrador Yan Bentes garante que a experiência de produzir o livro foi transformadora.

    "

    Sempre quis colocar para fora essa Amazônia fantástica que habitava na minha cabeça e representá-la através das escritas de Jan Santos foi mágico. Mergulhar nesse livro foi uma das melhores experiências que já tive ilustrando, pois, meu coração pulsava no compasso de cada página, ao passo que explorava o que há embaixo do rio junto com o protagonista. "

    , disse Yan

     

    Lançamento

    Por conta da pandemia, do novo coronavírus (Covid-19), medidas de segurança serão adotadas no dia do lançamento do livro. Para tanto, o uso de máscara é obrigatório, assim como recomendável aos interessados que agendem a faixa de horário que lhe seja mais adequada.

    O lançamento, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura (Sec-AM), ocorrerá na Sala de Cinema do Palácio da Justiça, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro de Manaus, dia 28 de agosto, das 16h às 19h. Na ocasião, “O Livro do rio: Iguaraguá” estará disponível pelo valor de $40, mas já pode ser reservado a preços promocionais.

    Sobre os autores

    Jan Santos é escritor, professor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Seus dois últimos livros, “O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas” (2019) e “O livro do rio: Iguaraguá” (2021) foram contemplados no Prêmio Manaus de Conexões Culturais.

    Yan Bentes é ilustrador e designer nascido em Juruti - Pará. Com um carinho especial pela arte que nasce do Norte, estreia no mundo da literatura com “O livro do rio: Iguaraguá” (2021), mas, inspirado pelo imaginário caboclo, já estabelecia sua carreira de ilustrador por meio da conta @inkbentes.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais

    Escritor amazonense lança livro de contos de fadas sombrios