Fonte: OpenWeather

    Prepara o lenço


    Morte na 5ª parte de La Casa de Papel acaba com grande teoria da série

    A primeira parte da 5ª temporada de La Casa de Papel estreou na última sexta-feira (3) e está ganhando grande repercussão nas redes sociais

     

    | Foto: Divulgação

    A primeira parte da 5ª temporada de "La Casa de Papel" chegou hoje à Netflix com seus primeiros cinco episódios e promete um final apoteótico em 3 de dezembro, quando estreiam os outros cinco. Um dos pontos altos dessa primeira leva de episódios é a morte de um personagem emblemático, que acaba com uma teoria bem forte que era sustentada por fãs da série do mundo todo desde a terceira temporada.

    A morte de Tóquio (Úrsula Corberó). A cena é guardada para os minutos finais do quinto episódio e não restam dúvidas de que ela não sobreviveu. Diferentemente de outros personagens que estão em situação gravíssima, mas ainda não há como saber se morreram definitivamente. Narradora da série desde a primeira temporada, Tóquio foi a grande protagonista feminina de "La Casa de Papel" e abandona o barco no meio da última temporada.

    A teoria que circulava entre os fãs desde o final da terceira temporada é a de que Tóquio seria a única sobrevivente do assalto e estaria narrando a história da prisão. Mas não foi bem assim. O episódio 5 é praticamente todo dedicado a ela, com muitos flashbacks com o primeiro namorado, antes de entrar para o bando do Professor (Álvaro Morte), e também do início do relacionamento dela com o segundo amor de sua vida, Rio (Miguel Herrán). A cena de despedida dos dois é comovente. É com Rio que Tóquio vive seus últimos segundos de vida e, feliz, deseja que ele comece a partir de agora uma nova história.

    Antes de morrer, Tóquio ainda vinga a morte da melhor amiga, Nairóbi (Alba Flores), executando Gandía (José Manuel Poga), que a assassinou com um tiro na cabeça na temporada passada.

    Alerta de spoiler

    Tóquio está encurralada com Denver (Jaime Lorente) e Manila (Belén Cuesta) na cozinha do Banco da Espanha. Eles estão fugindo de soldados do exército, que já invadiram o banco e tentam acabar com os assaltantes. Para se proteger, eles conseguem mover o pesado tampo de ferro do fogão industrial para a porta e ganham algum tempo. Mas, quando do lado de fora o comando recebe a localização deles, atiradores de elite conseguem atingir Tóquio pela janela. Ela toma cinco tiros e, ainda que bem ferida nos braços e nas pernas, sobrevive, já que estava com colete à prova de balas. Porém, nesse meio tempo, o exército consegue destruir uma das paredes com explosivo e entra na cozinha. Manila e Denver fogem pelo elevador de comida que vai até o escritório do governador, onde está Estocolmo (Esther Acebo), que deu a dica do elevador por rádio para eles. Já muito ferida, Tóquio prefere ficar e combater o exército sozinha.

    Ela se protege atrás de uma barricada montada por Denver, mas não consegue escapar. Rio ainda tenta salvá-la depois de cavar um buraco no teto de um ambiente do andar de baixo que dá acesso à cozinha, mas o tamanho não é suficiente para a amada passar, apenas para eles se despedirem definitivamente antes de Tóquio ser alvejada pela segunda vez. Quando Gandía chega para o tiro de misericórdia, mirando a cabeça de Tóquio, ela usa seu último artifício.Ativa explosivos que estavam amarrados ao colete dela, matando Gandía junto.

     

    | Foto: Divulgação

    Como Gandía se juntou ao exército?

    Logo no início da quinta temporada, Gandía é um dos reféns liberados como estratégia para que eles ganhassem mais tempo dentro do banco. Isso só acontece quando Lisboa, a ex-inspetora Raquel Murillo (Itziar Ituño), se dá conta que a polícia não sabe que o Professor está sob a mira da nova inspetora, Alícia Sierra (Najwa Nimri). Ainda que bastante ferido, o chefe de segurança do Banco da Espanha é atendido por médicos do lado de fora e passa a colaborar com a polícia, dando todos os segredos e acessos ao banco. Ele também é escalado para entrar no local com o exército, composto por soldados que lutaram em guerras.

    Alícia dá à luz

    A virada com uma personagem feminina que o criador e o diretor de "La Casa de Papel" prometeram antes da estreia da temporada realmente acontece. Alícia Sierra parece irredutível em entregar o Professor e livrar sua própria barra com a polícia e o departamento de investigações da Espanha. Na reta final da gravidez, a inspetora só não esperava que sua bolsa fosse romper naquela situação caótica. Depois de dominar o professor, Marselha (Luka Peros) e outro ajudante, Sierra tenta dar à luz sozinha.

    O Professor observa que o bebê dela está sentado, e não resta opção a não ser soltá-lo para ajudá-la com o parto. Com a ajuda de seus reféns, Sierra dá à luz uma saudável menina, que ganha o nome de Victória. A partir daí, e com a polícia criando provas falsas para incriminá-la, parece que o Professor ganha mais uma aliada (ou melhor, duas) do lado de fora do banco.

    Arturo cada vez mais insuportável

    Arturo (Enrique Arce) continua presente na temporada 5 e, mais uma vez, tenta um plano infalível, que claro, é uma furada. O ex-refém da Casa da Moeda que dá um jeito de virar refém de novo no Banco da Espanha tem a chance de sair do edifício como escudo humano junto com outros reféns no momento que Raquel, Tóquio e Estocolmo negociam a liberação de Gandía. Ele combina com outro refém, o governador do banco da Espanha, de se armar enquanto os bandidos estão distraídos. Por incrível que parece essa primeira parte dá certo e os reféns escapam dos bandidos se refugiando justamente onde o bando guardava munições. A partir daí Arturo começa um jogo psicológico com Denver e Estocolmo.

    O ex-diretor da Casa da Moeda e atual coach fala sobre o romance tórrido dele com a ex-secretária e a gravidez. Mônica, agora Estocolomo, teve o filho quando já estava envolvida com Denver e o assaltante criou a criança como pai. Sem suportar o discurso, Mônica consegue acessar o lugar em que Arturo está pela tubulação de ar e atira nele. Arrependida imediatamente, ela tenta ressuscitar o pai biológico do filho, com medo que Cincinatti (Luca Anton) fique sem família nenhuma, mas Arturo é levado para fora do banco em estado bastante crítico.

    Novo romance?

    Outro novo romance que ainda pode acontecer é o de Denver com sua prima Julia, a Manila. Durante uma das situações mais tensas, ela resolve se declarar para Denver com medo de morrer sem ter falado isso. Ela diz que sempre foi apaixonada pelo primo e ficou decepcionada quando o viu com Estocolmo e um filho. Em contrapartida, Denver esclarece que é muito apaixonado por Estocolmo e que não vai abandonar a mulher, ainda que o relacionamento deles esteja abalado. Com Estocolmo sofrendo alucinações por causa dos tiros em Arturo, esse jogo ainda pode virar.

    Próximas vítimas

    Helsinki (Darko Peric) pode ser a próxima vítima dos roteiristas de "La Casa de Papel" nos cinco episódios que ainda restam e só chegam em dezembro. O parceiro de Nairóbi é atingido por escombros no momento em que o Exército explode uma parte do teto do Banco da Espanha e fica com sua perna esmagada embaixo de uma escultura de mármore de duas toneladas. Com muito esforço de Palermo (Rodrigo De la Serna) e Rio, os companheiros conseguem tirá-lo de lá, mas sua situação é bastante grave. Estocolmo fica responsável por fazer curativos e administrar medicação, mas deixa de cuidar de Helsinki por estar atormentada com visões de Arturo, que ela acredita ter matado. Bônus:

    Nairóbi em flashback

    Para quem estava sentindo saudades de Nairóbi, que morreu na quarta temporada, a personagem de Alba Flores aparece em flashback no quarto episódio em uma cena com Tóquio, ainda no acampamento pré-invasão ao Banco da Espanha. Elas têm uma bonita conversa sobre vida após a morte que já premedita o que acontecerá com Tóquio no episódio seguinte. Nairóbi também é lembrada nominalmente pelos amigos que tentam vingar a morte dela, como Bogotá (Hovik Keuchkerian) e Helsinki. Mas, no fim, o papel fica com sua melhor amiga, Tóquio, em um desfecho triste, mas satisfatório.

    Leia mais:

    Netflix divulga data e trailer da 5ª temporada de La Casa de Papel

    Saiba quando a última temporada de La Casa de Papel chega à Netflix

    La Casa de Papel é cancelada pela Netflix; saiba real motivo


    Comentários