Fonte: OpenWeather

    Documentário


    Samba da Amazônia: músico da nova geração é destaque no AjuriArtes

    A história e algumas composições do músico amazonense podem ser conferidas por meio de um mini documentário, texto e fotos

     

    O jovem foi um dos selecionados para integrar o projeto AjuriArtes
    O jovem foi um dos selecionados para integrar o projeto AjuriArtes | Foto: Divulgação/AjuriArtes

    MANAUS (AM)- Com samba no DNA, Dudu Brasil é um dos talentosos nomes que despontam na música. O cantor e compositor, que é filho de sambista responsável por fortalecer o gênero no Amazonas e promover intercâmbio Rio de Janeiro-Manaus, convive com grandes nomes do cenário musical desde a infância.

    Com pouca idade, mas experiência nos palcos e familiaridade com as lives em redes sociais, o jovem foi um dos selecionados para integrar o projeto AjuriArtes. A iniciativa, agraciada com Prêmio Feliciano Lana e lançada neste mês, divulga artistas da Amazônia na web. 

    A história e algumas composições do músico amazonense podem ser conferidas por meio de um mini documentário, texto e fotos. Os conteúdos foram divulgados no último fim de semana e estão disponíveis gratuitamente no site do projeto (www.ajuriartes.com.br).

    Jovem de 22 anos que se encantou com a música a partir do som de Noel Rosa, Dudu Brasil, tornou-se promessa da nova geração de sambistas: “Samba é sempre moderno”, disse.

    Dudu Brasil foi o segundo artista da Amazônia que teve sua história e obras divulgadas pelo projeto AjuriArtes. A iniciativa foi lançada em Manaus, no último dia 16 de setembro, durante avant première de um curta que leva o mesmo nome do projeto no Casarão de Ideias, Centro Histórico da capital amazonense. 

    "

    O artista precisa ir aonde o povo está. Hoje o povo está na internet. Então, criamos o projeto AjuriArtes com intuito de levar a arte e os artistas locais para o grande público por meio da internet. Para isso, em uma espécie de ajuri, montamos uma equipe multidisciplinar e usamos de tecnologia, jornalismo, audiovisual e fotografia. A primeira edição do projeto conta com 10 nomes de vários segmentos artísticos, mas que são "fazedores culturais” atuantes na Amazônia. Nosso público precisa conhecer a nossa arte e nossos artistas "

    Leandro Tapajós, produtor cultural e jornalista

     

    AjuriArtes

     

    Jovem de 22 anos que se encantou com a música a partir do som de Noel Rosa, Dudu Brasil, tornou-se promessa da nova geração de sambistas: “Samba é sempre moderno”, disse
    Jovem de 22 anos que se encantou com a música a partir do som de Noel Rosa, Dudu Brasil, tornou-se promessa da nova geração de sambistas: “Samba é sempre moderno”, disse | Foto: Divulgação/AjuriArtes

    A realização do AjuriArtes é assinada pela Guerreiro Tapajós - Comunicação, Cultura e Eventos e foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

    Ao todo, dez profissionais da cultura que atuam no Amazonas foram selecionados para a edição. Os artistas relataram suas histórias, mostraram obras, revelaram anseios e perspectivas. Compõem o primeiro “mutirão” amazônico das artes: 

    Deborah Erê (Arte urbana e tattoo) 

    Dudu Brasil (Música e cultura popular)

    Gabriel Mar (Literatura) 

    João Fernandes (Produção e gestão cultural) 

    Kevin Peres (Dança e produção cultural)

    Olívia De Amores (Música)

    Ricardo Oliveira (Fotografia)

    Rodrigo Castro (Cinema)

    Taciano Soares (Artes cênicas) 

    Turenko Beça (Artes plásticas e visuais) 

    O documentário sobre Dudu Brasil teve imagens e edição da Lume Criativa, já o trabalho de reportagem foi de Camila Henriques e Leandro Tapajós. As fotos que ilustram os conteúdos sobre o músico foram feitas pelo fotógrafo Rodrigo Valle. Todo conteúdo pode ser acessado no site do projeto AjuriArtes.   

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Primeira roda de samba acontece em Manaus 

     Cantor James Rios comanda Live "Tudo vira samba" em Manaus 

    <<<<<<< HEAD ======= >>>>>>> e5a666b371d90e4920345db9572e28a6ed1fabe8