Fonte: OpenWeather

    Projeto audiovisual


    “Videopoesias na Rua” estreia nesta sexta (8) em Manaus

    A exposição pretende chegar a um público maior e mais diverso

     

    Serão duas televisões passando diversos videopoemas simultaneamente
    Serão duas televisões passando diversos videopoemas simultaneamente | Foto: Ana Lustosa

    MANAUS (AM)- Estreia nesta sexta-feira (8), a exposição de vídeo “Videopoesias na Rua” na Casa das Artes, localizada na rua José Clemente, Centro de Manaus. 

    O projeto tem como ideia central ampliar o alcance das poesias de Rafael Cesar e o encontro com diversos artistas visuais da cidade.

    Serão duas televisões passando diversos videopoemas simultaneamente e que serão aglutinados quinzenalmente por direção/edição, e nessa primeira quinzena será dado destaque ao trabalho da fotógrafa e videomaker Ana Paula Lustosa.

    Ana editou 10 videopoemas a partir dos textos de Rafael Cesar. Ela trabalhou com poemas desde o 1° livro até o mais recente lançado, o Corpo Cidade, passando ainda por poemas inéditos, como Máquina.

     

     Ana Paula Lustosa editou 10 videopoemas a partir dos textos de Rafael Cesar
    Ana Paula Lustosa editou 10 videopoemas a partir dos textos de Rafael Cesar | Foto: Ana Lustosa

    Segundo Rafael, a exposição pretende chegar a um público maior e mais diverso, ocupando espaços urbanos que geralmente, e de forma errônea, não são compreendidos como propícios para o consumo de arte.

    Além de promover um trabalho artístico coletivo, o que permite que o texto vire algo diferente; e incentivar a produção e consumo de vídeo arte, como vídeo poesia, vídeo mapping e vídeo dança.

    "

    Acredito muito no trabalho coletivo, gosto de perder a autoria da criação. Deixa de ser um trabalho só meu, ou só do videomaker e se torna uma terceira coisa. Em geral, acaba por ser surpreendente, permitindo uma releitura mais rica do sentido/sentimento inicial do poema "

    Rafael Cesar, poeta

     

     

    A exposição ocupa espaços urbanos
    A exposição ocupa espaços urbanos | Foto: Teias Urbanas- Arquivo

    Sobre 

    Teias Urbanas é um projeto de ocupação artística em Manaus. E tem por objetivo uma transformação de mão dupla: ao mesmo tempo transformar alguns lugares específicos da nossa cidade e também o olhar do cidadão manauara sobre sua própria cidade.

    O projeto tem como ponto de partida a aproximação e mistura de linguagens artísticas, usando de literatura e ilustrações para compor as intervenções que irão tecer o dia a dia da cidade, junto com sua paisagem convencional.

    A arte visual e a arte literária terão liberdade de expressão dialogando entre si apenas no sentimento que move cada um dos três artistas a pensar sobre a vivência urbana em Manaus, pelo ponto de vista de cada um deles. Ao final do processo de ocupação da cidade esses poemas e as ilustrações serão reunidas através da publicação de um livro.

    O projeto Teias Urbanas foi contemplado pelo edital Conexões Culturais de 2017 da Manauscult.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Parque do Mindu recebe manhã literária com escritores renomados 

    Livro de poemas sobre pandemia vira minidocumentário no AM 

    Poeta Rafael Cesar apresenta exposição digital