Fonte: OpenWeather

    Videopoema


    Teias Urbanas lança o videopoema “Manaus-Caracas-Porto Príncipe”

    O poema está no livro mais recente 'Corpo Cidade' e foi escrito no início de 2020

     

    O vídeo tem inspirações de videodança, e traz elementos e personagens de Manaus que são cruciais no dia a dia
    O vídeo tem inspirações de videodança, e traz elementos e personagens de Manaus que são cruciais no dia a dia | Foto: Divulgação

    MANAUS (AM)- O projeto de ocupação artística "TeiasUrbanas" continua sua exposição itinerante e nesse sábado (20) apresentará seu mais novo videopoema, intitulado "Manaus-Caracas-Porto Príncipe".

    "

    Esse poema está no livro mais recente 'Corpo Cidade' e foi escrito no início de 2020. Nele há um tema social explícito, um viés histórico da cidade, e quando fomos transformar em videopoema, por ideia do César Nogueira – responsável pelo vídeo – pensamos na tradução para duas línguas presentes em nossa cidade: a espanhola e a língua criolla haitiana. Aceitei na hora e compreendi o significado disso imediatamente: a multiplicidade de línguas e culturas da Manaus real "

    Rafael Cesar, idealizador do projeto

     

    Dessa forma, o mesmo poema foi transformado em três vídeos em cada uma das línguas presentes nas ruas da cidade.

    Teffy Rojas é a performancer do vídeo, tradutora para sua língua natal, o espanhol, enquanto a cantora haitiana Manouchecar é a declamadora e tradutora do texto para a língua criolla haitiana.

    O vídeo tem inspirações de videodança, e traz elementos e personagens de Manaus que são cruciais no dia a dia, que muitas vezes estão invisibilizados ou mesmo hostilizados no cotidiano, mas que não podem seguir em segundo plano.

    "Manaus é urbana, com o positivo e o negativo que isso traz, Manaus é uma metrópole e a imigração é um elemento importante que compõe o cenário e a trajetória dessa cidade. É importante que essas populações sejam abraçadas pela sociedade e a arte pode ter um papel importante nisso. Atualmente ainda é pontual a abertura que a criação artística local dá para essas outras histórias, essas outras vozes que compõem a Manaus atual", destaca. 

    A exibição será às 19h, em frente a galeria Casa das Artes e posteriormente o vídeo ficará na exposição dessa mesma galeria até o fim de 2021.

    Leia mais:

    Manhã cultural realiza edição com literatura indígena 

    Mostra de cinema encerra em Manau

    Projeto Teias Urbana lança videopoesia para aniversário de Manaus