Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Kamélia desembarca neste sábado em Manaus

    Inspirada marchinha Jardineira, composta por Benedito Lacerda em 1938, a Kamélia é o maior símbolo do Carnaval de Manaus - Foto: Alberto César Araújo
     
     
    Um dos mais glamourosos símbolos da Carnaval amazonense desembarca em Manaus na noite deste sábado(19) . Vinda de Salvador (BA), Kamélia, a tradicional boneca que anima o Carnaval do Olímpico Clube desde 1938, desembarca no aeroporto Eduardo Gomes onde deverá receber as chaves da cidade das mãos o prefeito Arthur Virgílio, repetindo uma cena de 1988, quando Virgílio, em sua primeira administração, foi ao Porto receber a mulata mais famosa da folia de Momo.
     
    "Não podemos afirmar a presença de Arthur, mas ele foi convidado e esperamos que vá, afinal, já é uma tradição o prefeito receber a 'negona'", disse Almério Botelho Filho, o presidente do Olímpico que em 2003 transformou a Kamélia na mais nova Escola de samba de Manaus – a Império da Kamélia.
     
    Depois de receber as chaves da cidade, a Kamélia deixa o aeroporto por volta das 22h05 e comanda uma carreata pelas ruas de Manaus sendo seguida por seus súditos que vão ao "Eduardo Gomes" recepcioná-la. A chegada ao Butiquim da Kamélia está prevista para as 22h32, quando uma banda de metais, tocando marchinha, abrirá oficialmente o Carnaval do Olímpico. Às 23h40 entra a bateria da Império da Kamélia, apresentando os mais tradicionais sambas de enredo do Carnaval brasileiro, inclusive, o samba da escola que este ano desfila com o enredo "Pintando o Sete".
     
    "Acreditamos que a criação da escola de samba Império da Kamélia foi a grande coroação da boneca Kamélia, que sempre reinou no Carnaval manauara e hoje é o único símbolo vivo de nosso Carnaval", comenta o presidente, Almerinho Botelho.