Fonte: OpenWeather

    Cultura


    Professores fazem visita a instituições de audiovisual

    A comissão foi escolhida pela pró-reitoria de graduação (Prograd) da UEA – foto: divulgação

    Três professores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) viajam neste domingo com destino às cidades de Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE) com o intuito de conhecer de perto as experiências de instituições de ensino superior com cursos voltados para o cinema, além de projetos audiovisuais.

    A comissão foi escolhida pela pró-reitoria de graduação (Prograd) da UEA.

    Segundo o diretor de teatro e um dos integrantes da comissão, João Fernandes, a viagem tem por objetivo principal possibilitar o intercâmbio entre instituições sobre a realidade de seus cursos e, a partir disso, visualizar pontos que possam ser implantados no iminente curso tecnológico de audiovisual da UEA.

    A agenda da viagem da comissão docente contempla visitas e reuniões na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, que integra a Universidade Federal do Ceará (UFC), que mantém cursos na área, como ‘Cinema e vídeo’, ‘Fotografia’ e ‘Cinema de animação’, por exemplo.

    Os benefícios das visitas para o curso superior local são múltiplos, segundo Fernandes. “Com a nova Lei do Audiovisual, que dispõe que as emissoras de TV abertas têm que inserir materiais desenvolvidos no âmbito da academia em sua grade de programação, é preciso investir dentro do curso para que seja tirado o melhor proveito possível. Como as artes são bem dinâmicas, a gente já tentou inserir na matriz curricular momentos para que os alunos conheçam essa lei”, ressalta o professor.