Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Programa de combate ao tráfico será implementado em Manaus

    dia01-06-02-13
     
    Com investimentos e ações na área de prevenção, tratamento médico, combate ao tráfico e reabilitação social, o programa do governo federal ‘Crack, é possível vencer’ está em processo de implantação em Manaus.
     
     
    A confirmação veio durante a videoconferência realizada ontem pelo o vice-governador José Melo, o prefeito, Arthur Neto, secretários estaduais e municipais das áreas de saúde, educação e segurança pública com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo.
    “Verificamos que 90% do tratamento do dependente químico é feito na rede básica e essa parceria com o município é fundamental. Apesar de o Amazonas não ter esse problema como nos outros Estados, enfrentamos uma situação que merece cuidados com outras drogas como maconha, cocaína. Ao tempo que vamos prevenir o crescimento como em outros lugares”, disse o vice-governador.
    De acordo com Padilha, faz-se necessário o trabalho em conjunto. “Vencer o crack só será possível através dessa parceria entre governo federal, Estados e municípios para o enfrentamento”, comentou.
    O programa vai ser implantado na capital neste ano com o intuito de inibir a expansão do uso e do tráfico da droga na cidade. A circulação do entorpecente ainda é reduzida no Estado.
    No ano passado, 90 gramas da droga foram apreendidas por policiais, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Outras dez cidades da Região Norte também serão incorporadas. Além de Manaus, Rio Branco (AC), Macapá (AP), Ananindeua, Belém, Marabá e Santarém, no Pará; Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO) receberão investimentos. Em todo o país, o governo federal pretende finalizar a adesão de mais 13 Estados.