Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Professores vão passar a dar aula só de disciplinas que são habilitados

    Professores da rede pública estadual de ensino não irão mais dar aulas em disciplinas na qual não possuem formação. Segundo a Secretaria do Estado de Educação (Seduc), a mudança já começa a ser aplicada em mais de 80% das escolas do Amazonas no início desse ano letivo.
    Segundo estimativa do secretário Rossieli Silva, a mudança trará mais qualidade ao ensino, além de atender às reivindicações dos educadores.
    "Resolve a insatisfação justa de professores que dão aula em disciplinas que não são formados e caminha no sentido da nossa busca da qualidade do ensino. O professor que não está na sua disciplina tende a ter um desempenho inferior ao que tem formação", ressaltou Rossieli.
    Até 2012, as escolas destinavam ao professor o maior número possível de horas de aulas dentro da disciplina em que ele era formado. E quando havia carga horária a ser cumprida pelo educador, ele assumia turmas em disciplinas onde ainda não havia profissional lotado.
    Segundo Rossieli, na falta de horas aulas suficientes na mesma escola e na mesma disciplina, o professor completará a carga horária dele em outra unidade, mas nas proximidades de onde já trabalha.
    "Inicialmente, o professor pegava sua carga horária numa escola e completava quatro ou seis horas de aulas com outras disciplinas na mesma escola. Agora, ele completa essas mesmas quatro ou seis horas de aulas na sua disciplina, mas em outra escola", declarou.