Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Desfiles do grupo especial começam neste sábado

    Presidente Vargas é a primeira escola a entrar no sambódromo - foto: Arquivo EM TEMPO
     
    Começa neste sábado (9) o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, a partir das 20h, no Centro de Convenções (sambódromo), localizado na avenida Pedro Teixeira, Alvorada, Zona Centro-Oeste.
     
    Este ano, oito agremiações disputam o título de campeã: Presidente Vargas, Vitória-Régia, A Grande Família, Balaku-Blaku, Reino Unido da Liberdade, Aparecida, Sem Compromisso, Unidos do Alvorada. É esperado um público de, aproximadamente, 200 mil pessoas assistindo Ao desfile.
     
    Confira agora como virão as oito escolas de samba do Grupo Especial:
    20h G.R.E.S. Presidente VargasCom o enredo 'Em seus espelhos se refletem a tradição, nos esportes garra e emoção, Atlético Rio Negro cem anos de amor e paixão' — uma homenagem ao centenário do Atlético Rio Negro Clube —, a escola Presidente Vargas desfilará com 2,4 mil brincantes, 24 alas, cinco carros alegóricos e três tripés.
     
    21h20 G.R.E.S. Vitória-RégiaO enredo 'O centenário do Nacional em verde e rosa no nosso Carnaval' levará ao sambódromo 25 alas, cinco carros alegóricos, cinco tripés e cerca de 3,5 mil brincantes.
     
    22h40 G.R.E.S. A Grande FamíliaA Grande Família traz o enredo 'Meta a boca, Manaus! O povo vai falar e a Grande Família vai mostrar', homenageando o apresentador Waisser Botelho, que comanda o programa "Meta a boca". No total, a agremiação terá 3,2 mil componentes. Serão 260 ritmistas na bateria, cinco carros alegóricos, 80 baianas, 23 alas, quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira e 15 componentes na Comissão de Frente.
     
    0h G.R.E.S. Balaku-BlakuO enredo da Escola de Samba Balaku-Blaku é 'Quem desdenha quer comprar. Uma Odisseia contada em Cifrões'. Com 3,8 mil componentes, a escola terá 25 alas, quatro carros alegóricos e quatro tripés para mostrar seu enredo, custando, aproximadamente, R$ 800 mil.
     
    1h20 G.R.E.S. Reino Unido da LiberdadeAtual campeã do Carnaval de Manaus, a Reino Unido da Liberdade busca o bi com o enredo "O livro: porque no Morro o samba é lê-ler". Serão 28 alas, cinco carros alegóricos e cerca de quatro mil brincantes. O enredo fala sobre toda a história do livro, desde sua criação até os dias de hoje, com toda a tecnologia e os novos meios de leitura.
     
    2h40 G.R.E.S. Mocidade Independente de AparecidaA Escola de Samba de Aparecida tem como enredo 'Nhamundá - uma viagem pelo rio das Ykamiabas'. Trata-se de uma expedição comandada pelo explorador espanhol Francisco de Orellana no século 16. A agremiação terá 3,2 mil componentes, 260 ritmistas na bateria, cinco carros alegóricos, 80 baianas, 23 alas, quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira e 15 componentes na Comissão de Frente.
     
    4h G.R.E.S. Sem CompromissoPara abordar a valorização das águas manauenses ao longo do tempo, a Sem Compromisso traz o tema 'Manaus das águas rejeitadas, Amazonas das águas cobiçadas'. A escola contará com 22 alas, cinco carros alegóricos e cerca de 3 mil componentes, sendo 220 somente na bateria.
     
    5h20 G.R.E.S. Unidos do AlvoradaEncerrando os desfiles do Grupo Especial, a Unidos do Alvorada desenvolverá o enredo 'A beleza está nos olhos de quem vê', que fará uma viagem, começando pelo Jardim do Éden, depois passando pelas civilizações antigas e diferentes etnias, abordando a beleza dos cinco continentes. A agremiação terá 27 alas, quatro carros alegóricos, bateria com 250 ritmistas e cerca de 2,8 mil brincantes.