Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Jovens no centro da Campanha da Fraternidade 2013

    A celebração com cruzes simbolizando a violência – foto: Ione Moreno
     
    Munidos de camisetas com estampas de bandas de rock, tênis coloridos, fones de ouvidos, anéis de caveira, mochilas nas costas - que mostrava a diversidade da juventude - centenas de jovens participaram na manhã da Quarta-Feira de Cinzas (13) do lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema ‘Fraternidade e Juventude’.
    A concentração para o evento aconteceu em cinco pontos diferentes do Centro, onde os núcleos se reuniram e seguiram até a catedral de Nossa Senhora da Conceição, Centro.
    O arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, explicou que o tema aborda a questão da violência que assola os jovens, seja quando eles são autores ou vítimas. Segundo ele, o Brasil é o 4º país do mundo mais violento para a juventude viver.
    Também lembra que ano passado houve mais de 900 mortes de jovens em todo o país. “A campanha tem como objetivo fazer uma conscientização ampla”, disse.
    O arcebispo citou o episódio do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, como exemplo de descaso com os jovens. “Eles (jovens) foram vítimas de um tipo de violência, o desprezo pela segurança”, analisou.
    Participaram da campanha cinco núcleos de jovens católicos, de todas as zonas da cidade, que integram a Pastoral da Juventude. Durante o evento, eles cobraram a implementação de políticas públicas específicas à juventude e um Conselho Estadual mais operante na política de juventude do Estado.
    Eles também mostraram a diversidade de organizações eclesiais juvenis