Dia A Dia
Nova secretaria procura mudar imagem do Centro
Lixo espalhado pelas ruas, calçadas desniveladas, camelôs por toda a parte e fachadas descaracterizadas são algumas das mazelas observadas no Centro Histórico de Manaus a um simples olhar.
Porém, projetos recém-apresentados e outros de continuidade da gestão anterior conseguem visualizar um Centro que atualmente só existe na história.
Para o advogado e morador daquela área desde que nasceu, Geraldo Albuquerque da Mata, 74, seria muito bom ver o Centro como antigamente. “Estou torcendo para que realmente haja uma revitalização, a fim de que tenhamos um município bem organizado para a população, com mercados e feiras limpas e calçadas onde pessoas possam transitar”, disse.
O advogado acrescentou que a sociedade frequentava quase que ‘em peso’ as praças, principalmente nos arredores da Matriz, o que não ocorre atualmente.
Para unir o trabalho realizado entre diferentes secretarias do município e do Estado, o prefeito recém-empossado, Arthur Neto, criou uma unidade gestora que pretende dar uma ‘nova cara’ ao local, denominada Secretaria Extraordinária para Requalificação do Centro de Manaus, cujo titular é o engenheiro Rafael Lemos Assayag.
Segundo o secretário, a conscientização da população deve caminhar juntamente com o que é idealizado e a pasta existe também para que isso ocorra.