Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    FVS aponta queda de 94% nos casos de dengue no Amazonas

    O governo estadual pretende intensificar prevenção á dengue – foto: arquivo EM TEMPO
     
    Em 2012, o Amazonas registrou cerca de 3 mil casos de dengue, o que representa um decréscimo de 94% em relação a 2011, quando foram confirmadas 57 mil ocorrências.
     
    Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que está intensificando as atividades de monitoramento e supervisão das ações de controle da doença em todo o Estado.
     
    De acordo com o diretor- presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, o melhor jeito de combater a dengue é eliminar os criadouros que estão dentro das residências ou em suas áreas externas, como piscinas, jardins e vizinhança.
     
    “Adotar pequenas mudanças de hábitos no cotidiano também é essencial para o combate ao mosquito transmissor. O mosquito é doméstico, por isso a vigilância deve ser constante”, alerta o diretor.
     
    Com a chegada do período de chuvas, a situação tende a se agravar, fatores como o aumento populacional, armazenamento incorreto do lixo e a falta de consciência colocam a população mais propensa à proliferação da doença.
     
    RecursosOntem (8), o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 6,4 milhões ao Estado para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue. Para todos os municípios, o aporte chega a R$ 173,2 milhões a todos os municípios.
     
    A aplicação dos recursos deve englobar qualificação das ações de combate ao mosquito transmissor da doença Aedes aegypti, com o aprimoramento dos planos de contingência. 
     Mais de 190 milhões de pessoas serão beneficiadas com as medidas de controle e prevenção da dengue.