Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    SDS inicia implantação do ‘Água para Todos no Amazonas’

    Ao todo serão alcançadas 50,5 mil pessoas de 404 comunidades no Estado – foto: Diego Janatã
     
     
     
    A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) anunciou nesta quarta-feira (9) que viabilizará um estudo para levar água potável a 10,1 mil famílias do interior do Estado.
    A ação faz parte do programa ‘Água para Todos no Amazonas’, aprovado junto ao Ministério da Integração Nacional (MIN) e está orçado em R$ 44 milhões, dos quais R$ 4 milhões são contrapartida do Estado.
     Segundo a titular da SDS, Nádia Ferreira, a partir da segunda quinzena de janeiro, 146 profissionais contratados nos municípios entram em campo para a implantação dos Comitês Municipais, Comissões Comunitárias e cadastro dos beneficiados nos 16 municípios que serão contemplados pelo Programa. 
    Nádia explicou que as equipes técnicas serão formadas apenas por moradores da região e serão responsáveis em indicar as áreas onde estão localizadas as comunidades a serem atendidas, enquanto as comissões terão por função indicar a família da comunidade a ser beneficiada.
    “Ao todo, serão alcançadas 50,5 mil pessoas de 404 comunidades em todo o Estado. O projeto pode ser uma solução sustentável para as populações do interior, que terão água potável e melhoria na qualidade de vida”, acrescentou.
    O projeto será executado nos municípios de Beruri, Boca do Acre, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini, Anamã, Anori, Caapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Careiro e Itacoatiara, com a instalação de 10,1 mil sistemas de captação domiciliar e 404 sistemas de captação coletiva, além da substituição de 2.020 coberturas de palha por alumínio. A previsão para execução corresponde ao período de 2013 e 2014.