Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Seinfra usou 120 toneladas de asfalto para ação emergencial da AM-070

    O Governo do Amazonas completou nesta quarta-feira (09), a Operação Tapa Buraco realizada na estrada Manoel Urbano, a AM-070, que liga Manaus a Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, municípios da Região Metropolitana de Manaus.

    A Secretaria da Região Metropolitana (SRMM), que realizou a obra em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), revelou que foi usado um total de 120 toneladas de asfalto, desde o Distrito do Cacau Pirêra até a sede do município de Manacapuru, onde termina a estrada. Terminada a obra emergencial da Manoel Urbano, que antecede a duplicação daquela rodovia, o Governo já se prepara para intervir também na AM-010, a Manaus-Itacoatiara.

    A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar destacou que embora alguns contratos de conservação e manutenção estejam vencidos ou em processo de licitação, a Seinfra já está realizando levantamento dos trechos da AM-010 que não foram recuperados em 2012 e que estejam em situação crítica para estabelecer um cronograma de ação em 2013.

    O trabalho a ser realizado na Manaus-Itacoatiara envolve operações de tapa buraco e de reciclagem da pista, com a retirada de toda a camada asfáltica, base e sub-base.

    Esse material é triturado em uma máquina específica para este tipo de serviço; após a trituração é adicionado cimento e a massa resultante é recolocada no solo previamente trabalhado para a colocação de novo revestimento asfáltico. Essa operação garante uma sobrevida maior às pistas de rolagem.