Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Profissionais de saúde aprendem dialeto para atender haitianos em Manaus

    Para oferecer atenção diferenciada no atendimento e promover o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos milhares de haitianos que vivem em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nesta quarta-feira (10), o Curso Básico em Dialeto Creole para os profissionais de saúde.
    O dialeto creole (derivado do Francês) é uma das línguas oficiais do Haiti.
     
    De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a capacitação dos profissionais de saúde no dialeto Creole é uma estratégia da Semsa para facilitar a comunicação dos profissionais de saúde com os haitianos em relação à oferta de serviços nas Unidades Básicas de Saúde.
     
    "A proposta do curso é capacitar 80 profissionais de saúde e assegurar que estejam preparados para atender os haitianos, para isso foi criado um manual em criolês, que contém frases curtas e expressões comuns no cotidiano dos profissionais de saude", explica o secretário.
     
    A capacitação dos profissionais de saúde no dialeto creole está sendo organizada pelo Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais da Semsa em parceria com os Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.