Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Publicado decreto que restringe tráfego de carretas nas vias do Centro

    A restrição pra veículos pesados deve atingir, posteriormente, outras áreas da cidade – foto: Hudson Fonseca
     
     
    A prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (11) o decreto que institui a Zona Máxima de Restrições de Circulação (ZMRC) para veículos de médio e grande porte no Centro de Manaus.
    Segundo o DOM, o prazo para o decreto entrar em vigor é de 60 dias.
    De acordo com o decreto, a ZMRC está dividida em duas partes. A primeira compreende o perímetro das ruas Leonardo Malcher, Luiz Antony, Governador Vitório, Tamandaré, Marquês de Santa Cruz, Floriano Peixoto, avenida Sete de Setembro e avenida Joaquim Nabuco.
    Já a segunda zona de restrição segue pelos perímetros das seguintes vias: rua Marquês de Santa Cruz, avenida Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna), rua dos Andradas, avenida Joaquim Nabuco – trecho entre rua dos Andradas e rua Quintino Bocaiúva e avenida Floriano Peixoto.
    PrazoSegundo o titular do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Pedro Carvalho, o prazo estabelecido de 60 dias para queo decreto entre em vigor é para que haja uma reorganização das empresas quanto ao abastecimento de mercadorias. Um dos aspectos considerados no decreto foi a necessidade de compatibilizar os fluxos de pedestre, transporte coletivo, cargas, serviços, informações e transporte individual em Manaus, em particular no Centro, que corresponde às zonas do comércio varejista e atacadista. Pedro Carvalho informou que regulamentação sobre detalhes de horários de circulação, tamanhos de veículos e áreas de atuação ainda não foram divulgadas, mas deve ser concluída na próxima semana.De acordo com o decreto, quem não atender às novas regras irá sofrer s penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e legislação pertinente.