Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Tiros em jacarés revoltam internautas em rede social

     
    O homem foi fotografado descendo do carro na ponte do igarapé – foto: reprodução
     
    Um homem não identificado foi flagrado atirando em jacarés que estavam em um igarapé localizado dentro do condomínio residencial Parque dos Ingleses, na avenida Constantino Nery, Chapada. O fato ocorreu por volta das 17h de ontem (10) e foi registrado por moradores do local.
     
    De acordo com a jornalista Sandra Monteiro, ela tentou chamar a atenção do homem para que o fizesse parar, mas não obteve êxito. “Eu tentei chamá-lo, mas ele não ouviu, foi quando decidi tirar a foto”, contou.
     
    O homem estava em um carro modelo Civic, de placa NOK-7888, quando estacionou o veículo na ponte que passa sobre o igarapé e iniciou os disparos. A moradora informou que o homem se divertia no momento em que atirava. “Ele parecia feliz, ficava rindo enquanto atirava. Isso é absurdo”, disse.
     
    Para expressar sua indignação, a jornalista utilizou a rede social Facebook para divulgar as imagens registradas. O registro teve mais de 90 compartilhamentos em menos de uma hora e gerou comentários de revolta de muitos internautas, alguns dos quais informaram que o homem das fotos se chamava Danilo Marinho.
     
    A Lei 9.605 de Crimes Ambientais prevê em seu art. 29 que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano e multa.
     
    Segundo o Batalhão Ambiental, situações como esta podem ser denunciadas por meio do número 8842-1547 (linha direta). Em casos em que o fato já tiver ocorrido, cabe à Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) apurar e investigar o caso. A Dema foi procurada pelo EM TEMPO, sem sucesso, pois seu horário de funcionamento era até as 18h.