Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Programa de combate à dengue deve vistoriar 27 mil imóveis

    A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerrou nesta sexta-feira (11), as ações da primeira semana do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), iniciado no dia 07 de janeiro.

    O primeiro Liraa de 2013, que vai ser encerrado no próximo dia 18, tem como meta a vistoria de 27.815 imóveis, selecionados por amostragem entre os 635.904 imóveis identificados em Manaus.

    O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o programa é realizado a cada três meses e é uma das principais estratégias utilizadas para subsidiar as ações de controle e combate à dengue.

    Após o levantamento, de acordo com a Semsa, será possível elaborar estratégias específicas para cada zona geográfica de Manaus.

    Segundo o biólogo Joabi Rocha do Nascimento, chefe da divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, cada área da cidade tem características específicas para o risco de reprodução do mosquito transmissor da dengue.

    A Semsa também vai realizar o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) nos meses de abril, julho e outubro.

    No ano de 2012, dados parciais mostram que o município de Manaus registrou 4.730 casos notificados da doença: 1.390 na zona Sul, 1.388 na Zona Leste, 1.014 na Zona Norte e 891 na Zona Oeste.