Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Campanha de Carnaval do Hemoam pretende coletar quase mil doações de sangue

    O Vampirão passará por vários locais durante o Carnaval - foto: Arquivo EM TEMPO/Marcelo Cadilhe
     
    Com o Carnaval sendo considerado um período crítico pelo aumento no número de acidentes e, consequentemente, da necessidade de sangue em hospitais e prontos-socorros, a campanha deste ano da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) tem com meta coletar quase mil doações.
    A campanha 'Em Prol da Vida' será lançada oficialmente só no dia 5 de fevereiro, quando a unidade móvel de coleta, o Vampirão, ficará no Studio 5, na Zona Sul de Manaus, mas segundo a coordenadora da campanha, Eleonora Araújo, o trabalho de conscientização já está sendo realizado.
    "Equipes do Hemoam já estão passando pelas lojas do Studio 5 e locais próximos, tirando dúvidas e cadastrando as pessoas que querem realizar a doação no dia", disse Eleonora.
    Ainda de acordo com ela, a campanha passará também por fábricas do Distrito Industrial, como Recofarma e Brastemp, onde todos os anos os funcionários realizam doações.
    Na campanha do ano passado, foram realizadas cerca de 800 doações, por isso, segundo a coordenadora, a meta é obter quase mil coletas durante o período de Carnaval.
    Tipos sanguíneos RH negativo e O negativo são os mais necessitados
    De acordo com o Hemoam, o estoque no banco de sangue ainda não está crítico. Mesmo assim, por dia, é necessário o comparecimento de 250 doadores para manter os estoques de forma a atender às demandas das unidades de saúde, hospitais e pronto-socorros.
    Eleonora Araújo informa que entre os tipos sanguíneos que o Hemoam mais precisa de doadores estão o RH negativo e O negativo. Para doar sangue, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoolica e não ter comportamento sexual de risco.
    O Hemoam fica na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. No sábado, o horário é de 8h às 17h.