Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Amazonas registra primeiros casos de dengue do ano

    Manaus, Tabatinga e Manacapuru são os municípios que registraram casos de dengue no Amazonas, na primeira quinzena deste mês, mas os índices estão dentro do esperado para o período.

    A informação foi apresentada pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, na abertura do Treinamento em Assistência ao Paciente com Dengue, que acontece nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), promovido pelo órgão em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV).

    Na capital, foram notificados 197 casos. Em Tabatinga e Manacapuru foram 37 e 14 notificações, respectivamente.

    Segundo Albuquerque, os números não chegam a preocupar. Mesmo assim, como parte das medidas integrantes de Plano Estadual de Controle da Dengue, o governo está reforçando as orientações e procurando sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce da doença e o correto manejo clínico dos pacientes.

    O objetivo, conforme tem ressaltado o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, é evitar o surgimento de casos de dengue grave e, principalmente, a ocorrência de óbitos relacionados à doença.

    O Amazonas fechou o ano de 2012 com redução de 94,4% no número de casos confirmados de dengue, em relação ao ano anterior, quando o Estado registrou um quadro epidêmico da doença. Foram 57 mil casos confirmados de dengue, em 2011, contra 3.173, no ano passado.

    A diretora-presidente da FMT/HVD, Graça Alecrim destaca, no entanto, que a intensificação do período de chuvas exige que a população e as autoridades de saúde redobrem as medidas de prevenção e reforcem a rede de assistência para manter a dengue sob controle.