Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Manaus tem 180 ocorrências de crimes contra idosos por mês

    Violência  contra idosos tem altos índices na capital do Estado – foto: Divulgação
     
     
    Cerca de 180 ocorrências de crimes contra idosos são registrados, em média, por mês, em Manaus, principalmente relacionadas a abandono, maus tratos e humilhações.
    Ano passado, foram registrados e constatados 909 crimes na capital, distribuídos entre Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e Boletim de Ocorrência (BO), conforme o banco de dados da Delegacia Especializada de Crime Contra Idoso (Decci), localizada no conjunto Castelo Branco, Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul.
    Os números são assustadores e a os casos de abandono também. As ocorrências são relativas a algum tipo de maus tratos ou tratamento desumano, é o que afirma a escrivã de polícia Elen Cristina Barreto.
    Atualmente, no Brasil, o percentual de idosos com mais de 60 anos somam 23,5 milhões de acordo com o último registro feito pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) que até então havia contabilizado, em 1991, a soma de 10,7 milhões de pessoas dentro desta faixa etária.
     
    Parentes
    Ainda de acordo com a escrivã, as denúncias também partem de pessoas não ligadas à família. “Recebemos diversas denúncias que identificam familiares que abandonam seus idosos em hospitais. Os mesmos internam essas pessoas deixando-as à própria sorte. Além disso, asilos também nos procuram, principalmente quando identificam que aquele idoso foi abandonado”, falou.
    A Decci possui um sistema de acompanhamento que ampara a vítima desde a entrada com registro da ocorrência até a audiência. De acordo com a direção do órgão, antes de qualquer providência, existe primeiramente uma apuração detalhada por parte dos investigadores e assistentes sociais.