Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    UEA vai receber R4 400 mil do MEC para investir em extensão

    Projeto da UEA envolve a Policlínica Odontológica da instituição – foto: divulgação
     
    Dois programas e três projetos de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) serão implementados a partir deste ano, com o repasse de recursos de R$ 409 mil do Ministério da Educação (MEC) pela aprovação no Programa de Extensão Universitária (Proext) 2013.
    A execução de cada um dos trabalhos deve acontecer num prazo de até 12 meses, tendo como limite a data de 31 de dezembro de 2013.
    Entre os aprovados, destaca-se o programa “Análise citogenética e implementação de um serviço de informação genética e orientação clínica e odontológica ao público atendido em instituições de apoio a pacientes especiais”, que será coordenado pelo professor-doutor em Genética da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da UEA, Cleiton Fantin.
    O serviço será oferecido nas dependências da Policlínica Odontológica da UEA e, segundo o professor Cleiton, visa orientar pais e amigos da população atendida na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
    “É possível identificar determinantes genéticas relacionadas à deficiência intelectual, bem como sobre a importância dos mesmos terem um acompanhamento profissional adequado às suas necessidades. Desta forma, será possível interceptar problemas característicos da anomalia e minimizar efeitos tardios e, assim, fazer com que o público-alvo da Apae possa ter um melhor desenvolvimento cognitivo, resultando na inclusão social”, explica.
    No Amazonas, o atendimento a pessoas com alterações genéticas não corresponde à demanda, segundo o geneticista Cleiton. Ele também avalia que a implantação do serviço possibilitará a obtenção de cariótipo para análise específica. “Esse serviço permitirá uma melhor qualidade à saúde no Estado, junto a esse público e, especialmente”, salienta.