Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Programa de saúde inicia cirurgias nesta sexta, em Iranduba

    O programa 'Amazonas Saúde Itinerante' iniciou, nesta sexta-feira (25), no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), o calendário de cirurgias eletivas que atenderá os municípios do interior amazonense, no decorrer de todo este ano.
    A equipe de profissionais enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) permanecerá no município até domingo (27), período em que devem ser realizados 45 procedimentos cirúrgicos, de baixa e média complexidade.
    O trabalho está sendo realizado no Hospital Regional Hilda Freire, cuja equipe também está mobilizada para dar suporte ao atendimento dos pacientes beneficiados pela ação, explicou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. A equipe enviada pela Susam é formada por dois cirurgiões-gerais; um cirurgião em ginecologia-obstetrícia, um cirurgião vascular, um anestesiologista, dois enfermeiros e dois instrumentadores.
    Nesta sexta-feira, 13 cirurgias estão sendo realizadas. Para este sábado (26), estão agendados 16 procedimentos e, para o domingo, mais 16. Os pacientes já passaram previamente por triagem (consulta com clínico geral) e realizaram todos os exames pré-operatórios.
    Neste ano, o 'Amazonas Saúde Itinerante' tem a meta de realizar 1,4 mil cirurgias, nas mais diversas especialidades. O próximo município a receber o programa será Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), com atividade prevista para ter início no dia 1º de fevereiro. Carauari, Manicoré e Rio Preto da Eva completam a programação deste primeiro trimestre do ano.