Fonte: OpenWeather

    Dia A Dia


    Prefeitura inicia vistoria em casas noturnas de Manaus

    Porão do Alemão é uma das casas vistoriadas hoje- foto: Hudson Fonseca
     
     
    Após a tragédia que ocorreu em Santa Maria (RS), na madrugada deste domingo(27), a prefeitura de Manaus iniciou na manhã desta segunda-feira(28) uma vistoria nas casas noturnas da cidade.
    Porão do Alemão, Music Nuit, All Night, República Real e Casa das Primas são oscinco primeiros estabelecimentos a serem vistoriados, hoje, por seis órgãos que participam da ação.
    De acordo com o prefeito em exercício, vereador Bosco Saraiva, até o fim desta semana todas as casas de show da cidade devem passar pela mesma vistoria. Os empreendimentos que apresentarem irregularidades serão fechados.
    O trabalho conta com equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf), Defesa Civil e Vigilância Sanitária.
    Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Robson Falcão, durante a fiscalização serão analisados a capacidade máxima de pessoas, as áreas de risco, a regularização de extintores e saídas de emergência em casos de incêndios.
    Essa fiscalização deve ser realizada por um profissional contratado pela empresa e vistoriada pela equipe do Corpo de Bombeiros.
    Com a aprovação na vistoria, a empresa recebe o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documentação válida por um ano e necessário para o alvará de funcionamento regular desses estabelecimentos.
     
    Orientação do corpo de bombeiros
    Ter calma é fundamental em situações de incêndio. A orientação é que a pessoa se agache para não respirar o gás tóxico produzido pelas chamas. Também é importante que o pagamento seja feito logo após o consumo, para evitar que os seguranças ‘barrem’ na saídaem casos como o de Santa Maria.