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    Sono


    O que uma noite bem dormida pode proporcionar à saúde e ao bem-estar?

    "Vale ressaltar que a falta de sono por um tempo prolongado leva também redução do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico e o envelhecimento precoce."

    Escrito por JANAYNA LIBÓRIO no dia 26 de setembro de 2021 - 19:00

     

    A ausência de uma noite de sono pode facilitar o acúmulo de gordura, pois é durante o sono que é liberado um hormônio chamado leptina, hormônio da saciedade
    A ausência de uma noite de sono pode facilitar o acúmulo de gordura, pois é durante o sono que é liberado um hormônio chamado leptina, hormônio da saciedade | Foto: Reprodução da Internet

    OPINIÃO - Ter um sono tranquilo é de fato restaurador! Durante o sono, a nossa imunidade é fortalecida e acontecem processos de renovação das células e neutralização de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento. Por isso que dormir pode deixar a sua pele mais jovem.

    Ao dormirmos, primeiramente o nosso corpo passa por um processo de relaxamento, ocorre a diminuição do ritmo cardíaco, a respiração fica mais profunda, ocorre liberação de hormônios importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. A criatividade, a atenção, o equilíbrio, o humor e a memória estão diretamente relacionadas à uma boa qualidade do sono.

    De acordo com membros da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), diversos problemas de Saúde e doenças estão ligados a falta de qualidade do sono. Estima-se que cerca de 2/3 da população adulta no Brasil não durmam bem. E no pós-pandemia esse quadro até se agravou.

    Uma nova pesquisa feita pela Royal Philips neste ano com 13 mil adultos em 13 países diferentes, incluindo o Brasil apontou que, no caso dos brasileiros, 74% dos entrevistados adquiriram um ou mais problemas de sono, com 50% relatando que a pandemia afetou diretamente sua capacidade de dormir bem; além disso, 47% dos participantes disseram que acordam no meio da noite.

    Infelizmente, pessoas que não dormem bem sofrem diversas consequências, por exemplo: lapsos de memória, cansaço, indisposição, irritação, dores de cabeça, falta de criatividade. Além de que, dormir menos do que o necessário, leva também ao aumento dos níveis de cortisol e diminuição nos níveis de insulina no corpo, podendo elevar a concentração de glicose no sangue e logo a probabilidade de se desenvolver doenças como diabetes, por exemplo.

    Vale ressaltar que a falta de sono por um tempo prolongado leva também redução do tônus  muscular, comprometimento do sistema imunológico e o envelhecimento precoce.

    A ausência de uma noite de sono pode facilitar o acúmulo de gordura, pois é durante o sono que é liberado um hormônio chamado leptina, que é o hormônio da saciedade; quanto mais leptina, menor será a vontade de comer, então pessoas que dormem pouco, sentirão mais fome devido à baixa reposição do hormônio leptina. Isso sem falar do cortisol, que é um outro hormônio que também aumenta bastante devido ao estresse e ele é responsável pelo acúmulo de gordura abdominal.

    Mas qual quantidade de tempo de sono é a ideal? Bem, a necessidade de sono é uma característica muito individual, no entanto, a média da população adulta é de 7 a 8 horas de sono diariamente, já as crianças, a média é de 9 a 11 horas, uma vez que é durante o sono que o GH (hormônio do crescimento) é liberado, por isso crianças precisam dormir mais que adultos!

    Se você não está dormindo bem é importante que procure ajuda e/ou recursos para que você possa ter noites de sono melhores e assim melhorar a sua saúde, beleza e bem-estar.  Vou resumir em alguns passos importantes que podem ajudar a ter uma noite de sono melhor:

    1-      Evite bebidas estimulantes a noite, como por exemplo: chá verde, preto,  ou canela.

    2-      À noite, evite também o café e refrigerantes, principalmente os que contém cola. Todas essas bebidas estimulam o organismo, impedindo que ele relaxe para adormecer melhor.

    3-      Quando for para o quarto, elimine as distrações: Celular (redes sociais), desligue a televisão, assunto de trabalho... não associe seu ambiente de repouso a outras atividades.

    4-      Não leve seus problemas e preocupações para a cama, há tempo para tudo, ficar sem dormir não vai gerar aumento na sua conta bancária e nem vai eliminar suas dívidas e nem outras questões que estejam sugando as suas energias.

    5-      Tome um banho quente, ao invés de banho frio, pois o banho quente é relaxante.

    6-      Não coma alimentos indigestos e pesados a noite, opte por comer alimentos de fácil digestão.

    7-      Busque momentos relaxantes para o seu corpo Atividades que possam trazer bem-estar e renovar as suas energias.


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    Dra Janayna Libório

    Há mais de 9 anos atua no ramo da Saúde, Beleza e Bem-Estar através do desenvolvimento de produtos e protocolos de tratamentos personalizados com elevado grau de satisfação em resultados e atendimento com alto padrão de excelência em farmácia estética avançada e tecnologia de alta performance.

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