>

    Fonte: OpenWeather

    ARTIGO


    Massagem não é luxo, mas sim necessidade

    ARTIGO - Janayna Libório: "A massagem é uma das formas mais antigas de tratamento de doenças"

    Escrito por JANAYNA LIBÓRIO no dia 17 de outubro de 2021 - 10:00
    | Foto: Divulgação

    Dra Janayna Libório

    Há mais de 9 anos atua no ramo da Saúde, Beleza e Bem-Estar através do desenvolvimento de produtos e protocolos de tratamentos personalizados com elevado grau de satisfação em resultados e atendimento com alto padrão de excelência em farmácia estética avançada e tecnologia de alta performance.

    A massagem é uma das formas mais antigas de tratamento de doenças uma vez que produz efeitos terapêuticos nos tecidos nervosos, musculares, sistema respiratório, sistema imunológico, bem como circulação sanguínea e linfática.

    A massagem terapêutica possui um grande poder sobre o funcionamento do corpo. Através dela se obtém benefícios sobre a sua saúde física, mental e emocional e isso contribui para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida.

    Durante a massagem são utilizados fluidos terapêuticos e aromas que vão atuar sobre os sistemas do corpo, levando a um relaxamento que vai muito além do alívio das dores musculares.

    A terapia com aromas (aromaterapia) faz com que as partículas das substâncias odoríferas se desprendam e sejam carregadas pelo ar, estimulando as células nervosas olfativas desencadeando diversas reações positivas sobre o sistema nervoso. Portanto, a união da massagem, que traz consigo o poder do toque e a aromaterapia que traz consigo o poder dos aromas é excelente quando se quer dormir melhor, ter mais concentração e memória, reduzir os efeitos do estresse, aliviar a ansiedade e dores.

    Pesquisas realizadas pelo National Institutes of Health, mostraram que a massagem  aumenta os níveis de  hormônios calmantes e benéficos, como a serotonina e a dopamina gerando uma melhora significativa no humor. A massagem pode, portanto, ajudar a combater a depressão.  

    A Massagem terapêutica nos dias atuais não é algo supérfluo e nem luxo! Na verdade, nesse pós-pandemia, ela se tornou ainda mais importante e passa a ser uma necessidade básica, ela é um excelente “remédio” e sem efeitos colaterais.  Além do relaxamento, auxilia no tratamento de doenças. Muitas pessoas gastam com sapatos, roupas e até se refugiam no excesso de comida para aliviar o estresse e sentirem prazer, quando na verdade poderiam fazer uma escolha bem melhor investindo na saúde preventiva através de um tratamento de bem-estar com auxílio das massagens terapêuticas que trariam um prazer ainda maior para o corpo e mente.

    De acordo com estudos realizados pelo Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, uma única massagem de 45 minutos diminuem os níveis de hormônios que são responsáveis por induzir o aumento da pressão sanguínea, além de reduzir também os níveis circulantes de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol. Essa mesma pesquisa revelou que a massagem aumentou os níveis de glóbulos brancos que são importantíssimos na defesa do nosso corpo contra vírus e infecções, melhorando a imunidade do organismo.

    Hoje em dia não é apenas uma boa alimentação e atividade física que precisam estar na sua lista de vida saudável. Incluir tratamento de Bem-estar passa a ser hoje uma prioridade na lista, fazer pelo menos uma massagem terapêutica por semana já traria plus a sua saúde e qualidade de vida, por que atua de maneira sinérgica aos exercícios e alimentação saudável. Necessidade ou luxo? Experimente e sinta os benefícios, nada melhor que tirar as suas próprias conclusões!

    Leia mais:

    A pele na pré-menopausa e menopausa: características e cuidados

    Especialista ensina como eliminar gordura abdominal

    O que uma noite bem dormida pode proporcionar à saúde e ao bem-estar?

    Campanha Amazonpedia