Vida profissional


Pesquisa IBM revela que maioria deseja continuar em home office

O estudo internacional inclui o Brasil e outros setes países e diz que as pessoas estão exigindo padrões mais elevados de transparência e flexibilidade de seus empregadores

Apenas 10% querem voltar a trabalhar todos os dias no escritório
Apenas 10% querem voltar a trabalhar todos os dias no escritório | Foto: Divulgação

Em estudo mensal da Covid-19 Consumer Study, do IBM Institute for Business Value (IBV), realizado em agosto deste ano, que entrevistou 14.500 adultos no Brasil e em sete países (Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, México, e Reino Unido), revela que sobre trabalho remoto após a pandemia, 52% desejam continuar trabalhando exclusivamente em casa ou com idas ocasionais ao local de trabalho; 25% querem voltar, mas ainda desejam poder trabalhar de casa ocasionalmente. Apenas 10% querem voltar a trabalhar todos os dias no escritório.

"Os indivíduos estão exigindo padrões mais elevados de transparência e flexibilidade de seus empregadores à medida que navegam pelo longo período do impacto da Covid-19", comenta Carlos Capps, líder das indústrias de Consumo, Saúde e Life Science para IBM Services na América Latina.

O estudo também revela as principais preocupações dos consumidores brasileiros pesquisados em relação à família e ao trabalho:

• Grandes expectativas de transparência e flexibilidade das empresas. 87% acreditam que é necessária uma comunicação clara sobre as condições sanitárias adequadas no local de trabalho físico. E cerca de 86% dos entrevistados gostariam que fosse obrigatório o teste de Covid-19 a todos os funcionários e um mecanismo de reporte dos casos positivos que fossem identificados.

• Comportamento de compra de produtos e estabelecimentos locais. 36% dos entrevistados disseram que estão comprando mais produtos feitos localmente e 32% estão comprando mais de lojas locais. Para 34% e 26%, respectivamente, não houve uma mudança no hábito relacionado a esse tema e o restante está comprando menos ou não está comprando produtos locais ou em lojas locais.

• Novas experiências de compra. 54% dos entrevistados já utilizaram ou gostariam de utilizar um caixa de self-checkout na loja, ou autoatendimento, no comércio; 69% realizaram ou gostariam de fazer um pedido via aplicativo móvel; 58% já interagiram ou gostariam de receber atendimento virtual via chat. Segundo os consumidores pesquisados, apenas 29%, 43% e 20%, respectivamente, utilizaram esses tipos de serviços antes da pandemia. Isso indica que uma abordagem flexível e multicanal, com personalização baseada em inteligência artificial, pode ajudar as empresas a prosperar nesse ambiente.Percepções de diferentes gerações. Em todo o mundo, as opiniões dos consumidores sobre o impacto da pandemia variam amplamente por faixa etária.

• 69% dos millennials (idades entre 25-39) estão preocupados com sua segurança no emprego e 60% disseram que a pandemia afetou sua saúde mental, uma porcentagem mais alta do que todas as outras faixas etárias.

• Os baby boomers (com idades entre 55 e 70 anos ou mais) são os mais pessimistas sobre a recuperação econômica, com sete em cada dez relatando que acreditam que a economia de seu país continuará a sofrer uma desaceleração ou declínio significativo.

• A geração Z (idades entre 18 e 24 anos) é a mais otimista em relação à economia, com mais da metade afirmando acreditar que a economia se recuperará ao estado anterior à Covid-19 nos próximos meses.Sobre o IBM Institute for Business Value. O IBM Institute for Business Value (IBV) oferece insights de negócios, estando posicionado na interseção de tecnologia e negócios. Combina a experiência de especialistas da indústria e líderes acadêmicos com dados globais de pesquisa e desempenho.

O portfólio de liderança intelectual do IBV inclui análise profundas de pesquisa, benchmarking e comparações de desempenho, bem como visualizações de dados que apoiam a tomada de decisões de negócios em regiões, setores e tecnologias. Siga @IBMIBV no Twitter. Para receber as últimas notícias por e-mail, visite: www.ibm.com/ibv

"As empresas brasileiras devem estar preparadas para ter uma comunicação clara e entender as novas necessidades e preocupações dos funcionários em relação ao home office e ao retorno ao local de trabalho. No que diz respeito ao consumidor, existem alguns novos comportamentos de compra e experiências virtuais que estão chamando a atenção e devem ser mantidos após a pandemia também", diz Capps.

Com informações da assessoria

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