Fonte: OpenWeather

    Concurso


    Concurso INSS: formada comissão para mais de 8,2 mil servidores

    Oportunidades no concurso INSS (Instituto Nacional do Serviço Social) são destinadas a ex-funcionários já aposentados e militares inativos. Editais em breve

    | Foto: divulgação

    Apenas um dia após o Ministério da Economia divulgar a autorização para o concurso Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), para o preenchimento de  8.230 vagas temporárias destinadas a ex-servidores já aposentados e militares inativos, os preparativos para a seleção contam com uma novidade.

    Acontece que foi publicada, em diário oficial, nesta quarta-feira (29), a portaria conjunta 12/2020, que forma a comissão responsável pela seleção. De acordo com o documento, todos os procedimentos deverão ser realizados dentro de um prazo de 90 dias, com possibilidade de prorrogação uma vez, pelo mesmo período. Novas informações devem ser confirmadas em breve

    Uma novidade é que, segundo o documento, além do chamamento público, também está prevista a realização de processo seletivo. A expectativa é de que os editais do  chamamento público e processo seletivo sejam publicados dentro de um prazo de até seis meses, ou seja, até 28 de outubro. 

    O processo seletivo faz parte da estratégia do governo para tentar reduzir a fila dos pedidos de benefícios.

    A maior parte das oportunidades é para realização de atendimento e serviços administrativos em agências do INSS: são 7.400 postos. As demais chances estão distribuídas da seguinte forma:

    Secretaria de Previdência (SPrev), com 540 ofertas; e Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), com 290 vagas.

    A portaria que autoriza o chamamento público também prevê a possibilidade de contratação para perícia médica e para atuação na concessão e revisão de benefícios/demandas judiciais, com limite de gastos, em 2020, de R$ 45,5 milhões e R$ 19,9 milhões, respectivamente.

    A Medida Provisória que regulamenta o processo de admissão de servidores aposentados e militares da reserva foi publicada em 2 de março. À época, segundo o governo federal, o número de pedidos na fila do INSS passava de 1,8 milhão.

    As comissões serão presididas pela representante do INSS Marcia Eliza de Souza. Também representa o órgão Cristie Freitas Sampaio Costa Cordeiro. 

    Representando a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho,  o grupo conta com Elvis Gallera Garcia e Thais Reiter Vizioli

    Representando a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestã e Governo Digital, o grupo conta com os servidores Anderson Caires Santos e Eid Maria de Freitas Magalhães.

    Por fim, pela Secretaria de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Rodrigo de Oliveira Alves e Daniel Pires de Castro.

    *Com informações da JC Concursos