Certame


Governo do AM planeja concurso da PC e PM para 1º semestre de 2021

Apesar das incertezas econômicas, o governador garantiu que o concurso está dentro dos planejamentos para o ano que vem

Wilson afirmou, ainda, que há uma necessidade de aumento de efetivo nas forças de segurança do Estado
Wilson afirmou, ainda, que há uma necessidade de aumento de efetivo nas forças de segurança do Estado | Foto: Carlos Soares / Divulgação

Manaus - O governo do Amazonas tem a intenção de realizar o concurso público das Policias Civil (PC) e Militar (PM) ainda no primeiro semestre de 2021. A afirmação foi passada pelo governador Wilson Lima durante a cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), na manhã desta segunda-feira (5). 

Wilson afirmou, ainda, que há uma necessidade de aumento de efetivo nas forças de segurança do Estado, mas há restrições para a realização do certame de imediato. 

"Temos limitações por conta da lei de responsabilidade fiscal e também devido um decreto do Governo Federal que não nos permite fazer nenhuma despesa de caráter continuo e concurso implica essa condição. Precisamos entender como o ano fiscal do Amazonas vai fechar, para que em 2021 possamos fazer esse concurso.", disse Lima. 

Apesar das incertezas econômicas, o governador garantiu que o concurso está dentro dos planejamentos para o ano que vem.

"Já é algo planejado, assim que o Amazonas tiver condições vamos realizar o concurso público. Trabalhamos com a possiblidade de fazer isso ainda no primeiro semestre de 2021, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar, além da situação fiscal do estado", concluiu. 

Veja pronunciamento a parti de 30:28 da live


Expectativas 

Em 2017, o ex-vice-governador e ex-secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, prometeu os concursos estaduais da PM, PC e Bombeiros previstos para 2018.

A expectativa era que fossem abertas 8,2 mil vagas, sendo 5,8 mil para a PM e 2,3 mil para PC. Também a promessa era abertura de vagas para o Corpo de Bombeiros, mas o número não tinha sido definido

O último concurso para a PM ocorreu em 2011, organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia.

Já o último concurso da PC foi organizado em 2009 pela Comissão Permanente de Concursos (Copec).  E, atualmente, o Corpo de Bombeiros está há 12 anos sem ter realizado nenhum concurso.

Leia mais 


Veja as vagas para o concurso que você espera

A promessa dos concursos públicos da PM, PC e Bombeiros

Wilson Lima inaugura Delegacia de Combate à Corrupção no Amazonas