Fonte: OpenWeather

    CAPACITAÇÃO


    Em Anamã, produtores concluem curso prático de criação de aves

    A atividade faz parte do Projeto Prioritário de Avicultura, executado em 27 municípios que apresentam potencial para criação de aves

     

    Cerca de 30 produtores participam da capacitação
    Cerca de 30 produtores participam da capacitação | Foto: Divulgação/Idam

    Anamã  (AM) -  Após intensas aulas, produtores em Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) concluem nesta sexta-feira (19),  o curso de Boas Práticas na Avicultura (criação de aves), promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam). 


    A capacitação tem como foco conceitos e boas práticas de manejo para fortalecer o setor avícola, produzindo proteína animal de qualidade e gerando emprego e renda no interior do Amazonas.  

    O curso é ministrado pelos técnicos da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan/Idam), o zootecnista André Silva e o médico veterinário David Santos, com colaboração do técnico em agropecuária Carlos Eduardo Braga.

    "

    Durante o curso estão sendo abordados tópicos que vão desde o manejo inicial da criação, como a escolha do local e chegada de animais, medidas de biosseguridade, até a gestão da atividade avícola, com uso de planilhas de escrituração zootécnica. Na parte prática, os participantes acompanham as atividades diárias realizadas em aviários da região, para a fixação do conteúdo teórico explanado. "

    André Silva, zootecnista e coordenador do Projeto Prioritário de Avicultura do Idam

     

    Para o produtor e presidente da Associação dos Agricultores da Vila do Cuia, Marlúcio Nascimento, de 54 anos, o curso tem uma grande importância para alavancar a produção de aves no município e ainda gerar renda para quem vive da atividade.

    "

    Acreditamos que, com as informações repassadas no curso, os agricultores irão aumentar o plantel de aves e quem sabe representar um número significativo dentro do Amazonas. "

    Marlúcio Nascimento, presidente da Associação dos Agricultores da Vila do Cuia

     

    Projeto

    A atividade faz parte do Projeto Prioritário de Avicultura, executado pelo Idam em 27 municípios do estado, que apresentam potencial para criação de aves.

    A ideia é dar suporte aos agricultores na criação de aves de corte, postura e caipira, visando o aumento na produção e principalmente a geração de renda e oportunidades no campo para famílias rurais.

    Segundo o gerente da unidade local do Idam em Anamã, Eurico Barbosa, é importante oferecer atividades dessa natureza, que envolvem tanto as questões teóricas na criação de aves quanto a parte prática, que é essencial para demonstrar como funcionam as etapas dessa cadeia produtiva, que é a avicultura.

    Leia mais:

    Idam entrega R$ 120 mil em crédito rural para agricultores do AM

    Mais de 270 mil filhotes de tartarugas são devolvidos à natureza no AM

    Seap promove primeiro Curso de Avicultura a internos do CDPM 2