Fonte: OpenWeather

    Dados do IBGE


    IBGE aponta que 5,7 mi de brasileiros desistiram de procurar emprego

    Os chamados 'desalentados' são aqueles que desistiram de procurar emprego mediante crise econômica no Brasil

    O número é maior comparados aos anos ateriores
    O número é maior comparados aos anos ateriores | Foto: Reprodução

    Desalentados são as pessoas que desistiram de procurar emprego no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número chega a 5,7 milhões no Brasil no segundo semestre de 2020. 

    A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) aponta que entre junho e agosto, esse segmento ganhou 440 mil brasileiros, subindo 8,1% em comparação com o trimestre anterior, de março a maio.

    Na comparação com o mesmo trimestre de 2019, o crescimento desse grupo foi de 24,2%, com mais 1,1 milhão de pessoas nessa situação. Outra faixa da população atingida pelo desalento são as pessoas mais velhas. 

    A taxa de desempregados chega a 12,8 milhões, a taxa de desocupação é de 11,8% e taxa de subutilização de 29,1%. Todos os dados correspondem ao segundo semestre de 2020. 

    Somando as pessoas que não desistiram de procurar emprego – os 12,3 milhões de desocupados, e os 6,5 milhões de subocupados por insuficiência de horas – e as 7,6 milhões de pessoas que estão fora da força de trabalho, a subutilização mostrou que falta trabalho para 26,4 milhões de brasileiros.

    “Essa desagregação mostra que, não só gerar posto de trabalho, mas a gente tem que se preocupar também com as mulheres que não têm com quem deixar o filho, a dificuldade que os jovens têm de se inserir no mercado de trabalho. O desalento mostra muito isso, com parte expressiva apontando para os jovens, as mulheres, a população de cor preta ou parda e principalmente pessoas de escolaridade mais baixa”, explica o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE Cimar Azeredo.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Conselho Estadual de Trabalho aprova Plano de Ação do Sine Amazonas

    Grupo Moura oferta vagas de emprego em Manaus