Fonte: OpenWeather

    IBGE


    Safra de grãos no próximo ano será a segunda maior com aumento de 1,7%

    Caso a estimativa se confirme, essa será a segunda maior safra nacional de grãos desde que o IBGE começou a fazer a pesquisa em 1975. A safra recorde foi registrada em 2017: 240,6 milhões de toneladas.

    IBGE prevê 231,1 milhões de toneladas, 1,7% a mais que o ano passado | Foto: Janailton Falcão / Arquivo / Em Tempo

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (11) seu segundo prognóstico para a safra de 2019 de cereais, leguminosas e oleaginosas no país. De acordo com o instituto de pesquisa, a produção deve ficar em 231,1 milhões de toneladas, 1,7% a mais do que em 2018.

    Já a área a ser colhida deve ficar em 62 milhões de hectares, 1,9% maior do que neste ano, segundo o IBGE.

    Entre as principais safras de grãos pesquisadas, são esperadas quedas em 2019, na comparação com 2018, das seguintes lavouras: soja (0,2%), arroz (4,5%), primeira safra do milho (0,6%) e primeira safra do feijão (8%).

    São esperados crescimentos, no entanto, na segunda safra do milho (9,3%) e algodão herbáceo (5,5%).

    Segundo o gerente da pesquisa, Carlos Antônio Barradas, em 2018, produtores de milho enfrentaram problemas climáticos em alguns dos principais estados. “Para 2019, aguarda-se uma janela de plantio maior para o milho, já que, em boa parte desses estados, as chuvas já chegaram, o que permitiu o plantio antecipado. Para o algodão, os preços favoráveis do produto devem incentivar investimentos nas lavouras e aumento da área plantada”.

    Leia mais

    Veja lista com as 22 vagas de emprego para esta terça (11)

    Shopping Phelippe Daou comemora um ano com campanha 'Natal do Abraço'

    Gasolina fica mais barata em Manaus e consumidor comemora