Fonte: OpenWeather

    Economia


    Vendas no comércio têm alta de 5% no Carnaval

     
    Conforme os lojistas, perucas e máscaras têm grande procura – foto: Arquivo EM TEMPO/ Alexandre Fonseca
     
    O comércio local espera um incremento médio de 5% nas vendas no período de Carnaval em relação ao mesmo período do ano passado, conforme previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).
    Alguns estabelecimentos, porém, estão mais otimistas e preveem um crescimento ainda maior na comercialização dos artigos carnavalescos. “Estamos animados. A movimentação na loja dobrou. Nossa aposta é de pelo menos 10% de aumento nas vendas”, afirmou a gerente da loja Bandeirão, Auxiliadora Cavalcante.
    Segundo ela, a procura pelos produtos como perucas e máscaras têm sido grande. A tendência é as vendas aumentarem nos próximos dias. “Estamos contando com os ganhos que os blocos de rua podem gerar para a loja até a próxima segunda-feira”, salientou.
    Na Tropical Multilojas, a previsão de crescimento nas vendas é de 8%, informou a gerente do local, Regina Tavares. O otimismo pode ser justificado pelo fato de que os bailes tradicionais de Carnaval mantiveram o seu calendário e serão realizados normalmente. “Não sentimos o efeito de nenhum cancelamento de eventos porque os pedidos de decoração para esses bailes foram feitos desde janeiro e pagos com antecedência”, frisou.
     
    Previsão conservadoraO presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, destacou que a previsão de 5% se deve por dois motivos principais. O primeiro se refere às fiscalizações, que levaram ao fechamento de algumas casas de entretenimento e ao cancelamento de eventos em lugares fechados.
    Outro motivo que contribuiu para esta realidade é o tradicional esvaziamento de manauenses da cidade nos feriados.  “Muita gente não vai passar a data na capital, o que também afeta os lojistas”, comentou.