Fonte: OpenWeather

    Economia


    Concursos devem abrir 6,2 mil vagas no Estado

    Neste ano, a realização de concursos públicos no Amazonas deve abrir 6,2 mil vagas para quem deseja ingressar em órgãos públicos federais, estaduais, municipais e empresas estatais.

    Entre os que devem contratar, por meio do certame, estão o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), que vai ofertar 332 vagas, a Aeronáutica (241 oportunidades) e a Petrobras (44 cargos) que oferecem salários de até R$ 19 mil.

    Enquanto a realização de alguns concursos já está definida ou em andamento, como é o caso do certame do TJAM que será realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), há também a expectativa em torno do lançamento do concurso público da Polícia Militar (PM) com 2,5 mil vagas, conforme prometido pelo governo do Estado.

    A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também está na expectativa de aumentar seu quadro de servidores. A autarquia só aguarda o “sinal verde” do Ministério do Planejamento para dar continuidade à formatação do certame, o que deverá ocorrer até o final do próximo mês com a divulgação do número de vagas, cargos e salários.

    Cursinhos na carona
    Com as oportunidades lançadas, os cursinhos da capital amazonense já se preparam para atender os interessados em disputar uma vaga nos concursos que vão ocorrer no Estado, principalmente com a publicação dos editais dos certames. Alguns estabelecimentos cobram até R$ 300 por mês para preparar, o quanto antes, o aluno disposto a passar em um concurso público.

    De acordo com o professor do cursinho Vencer, Fábio Leal, com a divulgação dos editais, o número de interessados aumenta consideravelmente na busca pelo aprendizado do conteúdo que vai contar nos exames do certame sem poupar gastos.