Inovação


Odontologia, um mercado em inovação

De softwares a novas técnicas: conheça as inovações no mercado odontológico para tratar os dentes em Manaus

O dentista Dr. Maurício Ferreira trabalha há quase dois anos com o escaneamento 3D | Foto: Lucas Silva

Manaus -Antigamente as visitas ao dentista eram baseadas na dor, quando o paciente sentia dor de dente era a hora de procurar o profissional. O cenário, entretanto, mudou com a evolução da tecnologia, uma vez que a estética no Amazonas está ganhando cada vez mais espaço. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o país está em quarto lugar no mundo em procedimentos odontológicos realizados por ano e movimenta R$ 38 bilhões. E dentistas do Amazonas resolveram apostar em tecnologia para conquistar mais pacientes.

Segundo dados de uma das mais conhecidas empresas que comercializa softwares e equipamentos que possibilitam a obtenção de modelos virtuais a partir da digitalização direta da boca e a impressão de dentes em impressora 3D, atualmente são mais de 27 mil equipamentos da marca instalados em consultórios de 50 países e mais de 20 milhões de restaurações feitas com o uso dessa tecnologia.

 O gosto pela inovação, que torna os procedimentos odontológicos mais rápidos e eficazes, conquistou não somente os dentistas, como também dos pacientes. O dentista Dr. Maurício Ferreira que trabalha há quase dois anos com o escaneamento 3D ressalta que até hoje os pacientes ainda desconhecem essa tecnologia e ficam muito encantados.

“Eu fui pioneiro em trazer essa tecnologia para o Amazonas. A tecnologia é essencial para qualquer profissional. É possível dar resultado mais precisos, se comunicar melhor com o paciente e dessa forma ele se integrar mais no tratamento”, conta.

O que é o escaneamento Intraoral?

Hoje existem aparelhos capazes de substituir os moldes de gesso. E essa nova tecnologia faz o escaneamento diretamente da boca do paciente, gerando um modelo virtual com informações precisas.

 Os escâneres intraorais funcionam como uma máquina fotográfica, que captura as imagens e as transmite para um software específico de computador. Esse programa, por sua vez, digitaliza as fotos em 3D, o que possibilita que o dentista tenha uma visão detalhada da boca do paciente.

 Com o scanner, o Dr. Mauricio consegue realizar um planejamento mais preciso para colocar o sistema Invisalign (aparelho ortodôntico transparente)
Com o scanner, o Dr. Mauricio consegue realizar um planejamento mais preciso para colocar o sistema Invisalign (aparelho ortodôntico transparente) | Foto: Lucas Silva

 Com o scanner, o Dr. Mauricio consegue realizar um planejamento mais preciso para colocar o sistema Invisalign (aparelho ortodôntico transparente), lentes de contato e entre outros tratamentos dentários.

 Em média, o especialista em ortodontia e estética atende 50 pacientes por mês. “Esta é uma profissão que resolvi apostar, pois sempre gostei e me identifiquei com a área de ortodontia e estética. Mas o profissional não pode parar no tempo. É preciso estar sempre estudando e acompanhando as evoluções tecnológicas. Eu comecei de baixo, fui crescendo e me desenvolvendo, mas até hoje não posso parar de estudar”.

Atendimento personalizado faz toda a diferença

 A clínica oferece agulhas e outros equipamentos cirúrgicos com ‘bichinhos personalizados’.
A clínica oferece agulhas e outros equipamentos cirúrgicos com ‘bichinhos personalizados’. | Foto: Divulgação

O medo de ir ao dentista é acentuado nos pequenos, em especial quando já passaram por experiências que não foram agradáveis. É por conta disso que um atendimento personalizado faz toda a diferença. A Dra. Andreiny Marinho resolveu personificar o atendimento .

 “Em Manaus existem poucos odontopediatras que resolveram personalizar com um ambiente lúdico, com bastante brinquedo, criando a sensação na criança que ele realmente está num parque diversões. E isso acalma de tensão dos pequenos”, conta.

 A clínica oferece agulhas e outros equipamentos cirúrgicos com ‘bichinhos personalizados’. Para Marinho, ela resolveu investir na área a partir de um trauma de infância que ela tinha.“Eu já cresci com trauma. Tentei minimizar este trauma criando ambiente como um parque de diversões”.

 Em média, o espaço cresceu 80% a demanda de pacientes em relação a anos anteriores. ”Por dia atendemos 15 pacientes por mês depois de toda reforma que tivemos, desde crianças, adultos e grávidas que também são traumatizados”. 

Mais que um tratamento no dente, harmonização facial 

A especialista acrescenta que com o investimento na estética ela cresceu mais de 80%
A especialista acrescenta que com o investimento na estética ela cresceu mais de 80% | Foto: Divulgação

A Dra Luciana Lucena, do Instituto Estética Integrada, resolveu oferecer tratamentos com fios faciais e para as complicações de harmonização facial com equipamentos modernos que proporcionam  um melhor diagnóstico e tratamento das complicações.

"Resolvi investir nisto porque é uma área muito promissora e com uma gama de procedimentos a serem oferecidos aos clientes. Desde os tratamentos estéticos aos funcionais. A odontologia Moderna com os procedimentos de harmonização facial vem sendo cada vez mais procurada pelos clientes e o profissional que não acompanha esse crescimento acaba ficando sem poder oferecer a seus clientes procedimentos que triplicariam seus ganhos", diz.

A especialista acrescenta que com o investimento na estética ela cresceu mais de 80% se comparado aos anos anteriores quando trabalhava apenas com a odontologia clássica.