Fonte: OpenWeather

    Black Friday


    Shoppings de Manaus apostam nas vendas de Black Friday

    Grandes centros de compras de Manaus e entorno anunciam horário estendido e descontos de até 80%.

    Fecomércio-AM estima crescer 5% ou mais nas vendas de Black Friday deste ano | Foto: Divulgação

    Manaus - Em apoio aos lojistas de grandes centros de compras, shopping centers aderiram à megacampanha de liquidações inspirada no varejo dos Estados Unidos, a Black Friday, e realizam ações comerciais próprias durante o período de promoções. Alguns shoppings de Manaus vão esticar o horário de atendimento até 23h e oferecer descontos de até 80%.

    De 29 de novembro a 1º de dezembro, o Sumaúma Park oferece descontos de até 70% em produtos e também um som diferenciado de DJs. Na sexta-feira (29), o shopping funcionará com horário diferenciado aumentando a possibilidade de compras daqueles que trabalham até mais tarde. Todas as lojas funcionarão das 9h às 23h. Já no sábado (30), o horário de funcionamento será de 10h às 22h e no domingo (1º), das 14h às 21h.

    Já o Shopping Ponta Negra, nos três dias, oferece 70% em descontos por parte das lojas que aderirem.

    De acordo com a coordenadora de marketing do Shopping, Priscila Furtado, a campanha de 2019 será um importante momento para a antecipação das compras de final de ano, com promoções em diversas linhas. “A Black Friday já é uma campanha aguardada pelos clientes do shopping”, afirma Priscila.

    O Amazonas Shopping, em parceria com a Consul, vai oferecer a Black Moedas, um verdadeiro game de realidade aumentada com ofertas imbatíveis por meio de uma ação figital (físico-digital). Para a Black Friday desse ano, clientes poderão viver a experiência do mundo virtual e encontrar produtos com descontos que podem chegar a 70%.

    Para participar da Black Moedas, o consumidor deverá baixar o aplicativo de realidade aumentada “Papa Moedas Amazonas Shopping” desenvolvido para Android e IOS. Com a câmera do equipamento será possível escanear 10 moedas icônicas do mundo dos games que estarão adesivadas pelos corredores, gerando ofertas randomicamente, e capturar descontos exclusivos nas lojas físicas do shopping. O cliente terá opção de aceitar ou não a promoção que aparecer na tela. Se tiver interesse pelo item, a compra deverá ser realizada em até 60 minutos. O regulamento da ação poderá ser acessado diretamente no site dos shoppings -https://www.amazonasshopping.com.br/.

    “O varejo está retomando o seu crescimento e acreditamos que ações como essa são fundamentais para contribuirmos com a Black Friday e renovarmos nossa conexão com um consumidor cada vez mais ávido por novidades e ultraconectado”, diz Fábio Amorim, Diretor de Marketing & Mídia da brMalls.

      O Manauara Shopping vai realizar a ação “Chuva de descontos”. Para aproveitar as promoções é simples: basta baixar o aplicativo, apontar a câmera do celular em busca dos alvos espalhados pelos shoppings e começar a caça às ofertas. A partir daí, aparecerão descontos exclusivos com animações interativas personalizadas para tornar a ação ainda mais atrativa para os participantes.

     “A Black Friday já é uma das datas mais aguardadas do mercado, e, esse ano, o Manauara Shopping vai inovar e oferecer uma forma inédita e divertida de compras para os seus clientes. Os descontos serão realmente atrativos e eu asseguro que vai valer a pena aproveitar a promoção”, afirmou a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena.

     Uma das marcas que investiu fortemente na promoção foi O Boticário, que está com descontos de até 60% em mais de 400 produtos, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro.  Os preços especiais valem para compras nas lojas físicas, site e rede de revendedoras.

    O Manaus Plaza Shopping vai apostar em quatro dias de preços baixos. De 28 a 30 de novembro, as lojas do centro de compras oferecem até 80% de desconto. A data tem como um dos objetivos renovar os estoques dos lojistas para o Natal. 

     Entre os dias 25 de novembro e 1° de dezembro, as vitrines do Millennium Shopping irão atrair os consumidores com produtos e serviços com descontos de 20% a 60%.

     Segundo a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier, a liquidação é uma oportunidade para os lojistas esvaziarem os estoques e receberem os produtos para as vendas de fim de ano e ainda estreitarem relacionamento com os clientes.

     Aposta

    De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), no ano passado, 280 lojas participaram da campanha. A estimativa é que, este ano, 400 lojas devem aderir à campanha, com descontos previstos de 50% nos produtos.

    Para o presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, a Black Friday é uma das principais datas para o comércio. Para ele, as vendas vão ser superiores a 5% se comparado a 2018.  “Esta edição será superior ao ano passado. Primeiro que o comércio está começando a empregar. Segundo é que a arrecadação está crescendo, e, com isso, melhora o índice de percepção”, diz.

    Os consumidores e lojistas contarão com o apoio do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon/AM) e da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam).

    Levantamento

    Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir à campanha de promoções da Black Friday 2019. Considerando os empresários que vão participar da Black Friday deste ano, seis em cada dez (57%) acreditam que a data representa uma oportunidade para divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Há ainda um quarto (25%) de empresários que quer reduzir os estoques.