Empreendedorismo


Mulheres são incentivadas a empreender, em Manaus

Mulheres participaram de curso oferecido por projeto que tem como objetivo incentivar quem quer empreender ou potencializar seus negócios

20 mulheres participaram do curso de empreendedorismo.
20 mulheres participaram do curso de empreendedorismo. | Foto: Divulgação/ Valter Leandro

Manaus - Em curso oferecido neste sábado (1), cerca de 20 mulheres participaram do curso de empreendedorismo do projeto “Mulher Empreendedora”, capacitação destinada para mulheres que desejam empreender ou querem potencializar seus negócios. O evento ocorreu nas dependências da quadra da Escola de Samba Sem Compromisso, no bairro Nova Cidade.

O “Mulher Empreendedora”, criado pela presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (PL),  conta com as parcerias da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam).

Durante o curso, foram abordados os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, como comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal.

Na área de assistência técnica de celular, Crislene Batalha, 27, começou o seu investimento há 5 anos, mas sentiu que precisava ampliar o negócio. “Eu me interessei muito quando ouvi falar neste curso de capacitação e vou me cadastrar no projeto “Mulher Empreendedora”, da vereadora Mirtes Salles. O curso é muito interessante, está sendo muito importante ver outros depoimentos e mulheres se posicionando no mercado”, ressaltou.

Ao término do curso, cada participante recebeu um certificado entregue pela vereadora Mirtes Salles. 

Além da capacitação técnica, as mulheres cadastradas no projeto “Mulher Empreendedora” têm acesso a linhas de crédito, para implantar ou ampliar o próprio negócio. Segundo informações da assessoria técnica da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da CMM, cinco mulheres já foram beneficiadas com a linha de microcrédito, com o limite de até R$ 5 mil reais. A partir do dia 10 de fevereiro, serão feitos novos encaminhamentos à Afeam, conforme informou o instrutor do curso de empreendedorismo, Vitor Benitah.

Para participar do projeto, basta ir ao gabinete número nove, da vereadora Mirtes Salles, localizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com os seguintes documentos: RG (cópia e original), CPF (cópia e original) e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h.