Fonte: OpenWeather

    Fies


    Passou no Fies ou P-Fies? Saiba os próximos passos

    As plataformas Fies e P-Fies têm como objetivo financiar cursos superiores não gratuitos em instituições de ensino com avaliação positiva do MEC e que aderiram aos programas. Fique atento!

    Ambas as modalidades possuem diferentes etapas para aprovação final do financiamento, então fique atento.
    Ambas as modalidades possuem diferentes etapas para aprovação final do financiamento, então fique atento. | Foto: Divulgação

    As listas dos estudantes pré-selecionados para participarem do Fies e do P-Fies, programas de financiamento estudantil realizados pelo Ministério da Educação (MEC), serão divulgadas na próxima quarta-feira (26). Porém, ainda há alguns passos entre a chamada na lista e a aprovação final do financiamento.

    Ambas as modalidades possuem diferentes etapas para aprovação final do financiamento, então fique atento.

    Fies (modalidade financiada pelo governo federal)

    Passo 1: Os candidatos pré-selecionados precisam complementar as informações da inscrição no Fies Seleção, hospedado no site oficial do programa, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, fornecendo mais dados para a contratação do financiamento.

    Passo 2: A seguir, os candidatos deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), existente em todas as instituições de ensino superior parceiras do programa, para validar suas informações pessoais em até cinco dias úteis - contados a partir do dia seguinte à complementação da inscrição (passo 1).

    Passo 3: Após a validação das informações pessoais e requisitos para o programa, o estudante deve comparecer a Caixa Econômica Federal, em até dez dias com a documentação exigida e especificada previamente no portal.

    Para quem não for aprovado na primeira lista do programa, haverá uma lista de espera para as vagas que não forem preenchidas. A lista é gerada automaticamente e os estudantes contemplados deverão acompanhar o resultado entre os dias 28 e 31 de março.

    P-Fies (modalidade financiada pela iniciativa privada e bancos públicos)

    Passo 1: Os estudantes devem comparecer diretamente à CPSA da Instituição de Ensino escolhida para validar as informações pessoais em até 5 dias úteis.

    Passo 2: Comparecer a um agente financeiro em até dez dias, com a documentação exigida e especificada, que varia para cada banco. No caso do Pravaler, fintech de soluções financeiras do mercado de educação, o processo é todo online através do portal do aluno no site do Pravaler e o aluno não precisa se direcionar a nenhum local presencial. Já nos outros bancos participantes o processo é feito presencial nas agências.

    Nesta modalidade do programa, não há lista de espera. Esta será a quinta edição do P-Fies, mas o MEC já anunciou mudanças para o próximo semestre, acabando com a exigência de Enem, tirando limitação de renda máxima e prolongando as inscrições para o ano todo, com o objetivo de incluir mais estudantes no programa.

    *Com informações da assessoria