Fonte: OpenWeather

    Mercado de trabalho


    Domínio da língua japonesa pode ser diferencial para trabalhar na ZFM

    O Amazonas possui um grande número de empresas multinacionais japonesas instaladas no Polo Industrial e ter o domínio da língua japonesa torna-se um diferencial para quem busca um lugar no mercado de trabalho

    Confira a reportagem | Autor: Samara Maciel/ TV Em Tempo

     Manaus - Os japoneses possuem forte presença no Brasil desde a imigração no início do século 20. Em 2018, a população oriental somava cerca de dois milhões de habitantes, a maior do mundo fora do Japão. No Amazonas, a influência da cultura japonesa se dá principalmente pelo fator econômico, uma vez que há grande presença de empresas da terra do sol nascente na Zona Franca de Manaus.

    O idioma japonês tem se tornado um dos mais procurados, juntamente com o inglês e o espanhol. Segundo pesquisa realizada por uma escola japonesa, a procura pela língua estrangeira aumentou 10% em todo o Brasil. No Amazonas, dominar o idioma é um diferencial devido ao grande número de empresas multinacionais japonesas instaladas no Polo Industrial.

    | Foto: Reprodução

    A Escola Estadual de Tempo Integral Professor Djalma da Cunha Batista, localizada no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus, é a primeira instituição pública de ensino fundamental a oferecer ensino bilíngue de japonês e português. Com isso, os alunos têm chance de garantir seu lugar no concorrido mercado industrial. 

    | Foto: Reprodução

    Assista à reportagem da TV Em Tempo:

    Confira a reportagem | Autor: Samara Maciel/ TV Em Tempo
     


    *Texto WEB: Marhia Edhuarda Bessa